A partir de março de 2025, o novo Cadastro Único (CadÚnico) começará a operar com uma plataforma modernizada, que trará informações mais atualizadas e qualificadas. Essa mudança simplificará o processo de cadastro das famílias, beneficiando tanto a população quanto os operadores do sistema.
Assim, a nova plataforma permitirá a interligação online de diferentes bases de dados do Governo, automatizando os processos e a inserção e atualização dos dados.
Coleta de dados do CadÚnico
O Cadastro Único não recebe atualização desde 2010, e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a DAPAPREV, coordenará a modernização. Assim, a coleta e inserção das informações serão feitas automaticamente e online, garantindo maior precisão e confiabilidade.
Além disso, a nova plataforma beneficiará as pessoas que se cadastrarem, como pessoas que não têm recursos ou tempo para se deslocar até órgãos públicos.
A modernização afetará mais de 40 programas sociais federais que utilizam o Cadastro Único, como o Programa Bolsa Família, o Pé de Meia e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Assim, para garantir a transição, o MDS promoverá capacitações online para todos os operadores, com níveis básico, intermediário e avançado, a partir de fevereiro de 2025.
LEIA MAIS:
- Calendário Bolsa Família 2025; veja todas as datas de pagamento
- O que é o BPC e quem tem direito
- Beneficiários do INSS poderão antecipar R$ 150 de seus benefícios; Saiba como