O Instituto Adolfo Lutz (IAL) anunciou na última quarta-feira (8) que encontrou norovírus em amostras de fezes humanas coletadas na Baixada Santista, litoral de São Paulo. O vírus causa diarreia, vômito e febre.
O vírus, que é conhecido por causar surtos de doenças gastrointestinais, é comum em locais com grande concentração de pessoas, como praias.
LEIA MAIS AQUI:
- Conheça alimentos que ajudam a evitar diabetes e Alzheimer
- Alho e Cúrcuma: 7 alimentos que combatem a inflamação no corpo
- Whey Protein: entenda os benefícios e a melhor forma de consumir
O que é o vírus que causa diarreia, vômito e febre?
O norovírus é um vírus responsável por provocar gastroenterite, uma infecção que causa fortes dores abdominais, vômitos e diarreia.
O virus se espalha com facilidade, especialmente em ambientes com muitas pessoas, como durante o verão nas praias, onde a proximidade de alimentos e água contaminada aumenta o risco de transmissão.
A infectologista Carla Kobayashi, do Hospital Sírio-Libanês, afirmou que o aumento de casos nesta época do ano era esperado.
“[Nesse período] esses quadros costumam ser os mais prevalentes nos atendimentos médicos e prontos-socorros. E muitas vezes, essas viroses estão relacionadas a hábitos e condições típicas de frequentar a praia nesse período, sendo as infecções virais as mais comuns”, diz a especialista
Nos Estados Unidos, o norovírus é a principal causa de doenças transmitidas por alimentos, sendo responsável por 58% das infecções alimentares, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
O vírus pode infectar uma pessoa várias vezes ao longo da vida, já que existem diferentes tipos de norovírus. No caso no Brasil já foram identificados os genogrupos 1 e 2.
Quais são os sintomas do norovírus?
Os sintomas do norovírus começam de forma intensa, normalmente entre 12 e 48 horas após o contato com o vírus. A infecção pode durar entre 3 a 7 dias.
Durante os primeiros dias, a pessoa pode sofrer com diarreia líquida, náuseas, vômitos e dores abdominais, além de risco de desidratação devido à perda de líquidos.
Os sinais mais comuns incluem:
- Náusea
- Diarreia
- Vômitos
Outros sintomas podem ser:
- Febre
- Dor de cabeça
- Dores no corpo (principalmente nos braços e pernas)
Se você apresentar esses sintomas, é importante se manter hidratado e procurar orientação médica.