29.7 C
Canoas
22 de fevereiro de 2025

MEC divulga resultado do Enem 2024

Notas podem ser utilizadas nos Programas SISU, Prouni ou Fies

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem conferir o resultado individual pela Página do Participante. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram as notas nesta segunda-feira (13).

As notas do Enem podem ser acessadas na Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br. Caso o candidato não se lembre da senha cadastrada, ele pode recuperá-la facilmente. Para isso, basta acessar a página acesso.gov.br, inserir o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, o candidato deve clicar em “Esqueci minha senha” e escolher uma das opções de recuperação. Depois, é necessário preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha para acessar as notas.

O que fazer com o resultado da nota do Enem

Contudo, o Enem é a principal porta de entrada para muitas instituições de ensino no Brasil. Assim, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o principal programa que utiliza a nota do Enem para selecionar os candidatos para o Ensino Superior.

Principais datas do processo seletivo:

  • Resultado do Enem: 13 de janeiro
  • Inscrições no Sisu: 17 a 21 de janeiro
  • Resultado da chamada regular: 26 de janeiro
  • Matrículas dos aprovados: 27 a 31 de janeiro
  • Inscrição na lista de espera: 26 a 31 de janeiro

Por isso, todos os candidatos que prestaram o Enem 2024 e obtiveram nota superior a zero na redação podem participar da seleção, exceto os treineiros. Também geram expectativas entre os candidatos os programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

No entanto, o Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou o edital do resultado do Enem e o calendário dos processos seletivos para 2025. As inscrições para o Prouni no primeiro semestre costumam ocorrer no final de janeiro, enquanto as do Fies geralmente acontecem no início de fevereiro.

LEIA MAIS:

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!