30.1 C
Canoas
14 de janeiro de 2025

Polícia Civil faz operação contra facção liderada por Nego Jackson em Canoas

Ofensiva do DENARC cumpre no total 51 mandados em Canoas, Porto Alegre e Gravataí; Veja mais detalhes a seguir

Agentes do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) deflagra em Canoas uma operação contra uma facção criminosa atuante na região. Até as primeiras horas desta terça-feira (14), 20 suspeitos já haviam sido presos.

Grupo atuante na Capital e em Canoas

O grupo investigado possuía forte presença nas zonas norte e sul de Porto Alegre, mas também tinha grande atuação em Canoas, especialmente a morte de Jackson Peixoto Rodrigues, conhecido como Nego Jackson, dentro da Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan) 3, em novembro do ano passado.

LEIA MAIS:

Nego Jackson, de 41 anos, era apontado como uma das principais lideranças da organização criminosa.

A investigação que culminou na chamada Operação Aliança teve início há quase dois anos, em março de 2023, a partir da prisão em flagrante de um criminoso por tráfico de drogas. A partir dessa prisão, a polícia descobriu que o suspeito agia sob ordens de líderes da facção, com operações em bairros como Cascata, Glória e Vila Jardim, além de Canoas. A investigação também revelou envolvimento com o tráfico de armas.

A polícia cumpriu ao todo 51 ordens judiciais, incluindo 23 mandados de prisão preventiva e 28 de busca e apreensão. Além de Canoas, os agentes executaram os mandados em Porto Alegre e Gravataí, e em prisões nas cidades de Charqueadas, Montenegro e Arroio dos Ratos.

Entre os alvos da operação estão lideranças, gerentes e membros responsáveis pelo armazenamento, transporte e venda de drogas, além de laranjas usados para movimentar dinheiro. Nego Jackson era considerado uma das figuras centrais no comando dessas atividades.

A polícia descreve o homem preso em março de 2023 como uma peça-chave, diretamente envolvido na compra e venda de drogas e armas, e na logística de distribuição de entorpecentes, coleta de lucros, lavagem de dinheiro e transporte.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!