A chuva torrencial que atingiu o Litoral Norte de Santa Catarina na madrugada e manhã desta quinta-feira (16) causou sérios transtornos em diversos pontos de Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e Camboriú.
A forte precipitação gerou alagamentos, deslizamentos de terra e até desabamentos, deixando a população em alerta.
🚨 AGORA | Chuva forte causa enchente e deixa cidade de Santa Catarina embaixo d'água. CLIQUE NO LINK E SAIBA MAIS: https://t.co/eQ8nx4hvW6 pic.twitter.com/iG9PbTgvhq
— Agência GBC (@AgenciaGBC) January 16, 2025
LEIA MAIS:
- Auxílio Reconstrução de R$5 mil será pago em fevereiro; Entenda
- Governo diz que valor do seguro-desemprego ficará mais alto; Saiba quanto
- Governo Federal cria auxílio de R$ 60 mil para pessoas com deficiência; Entenda
Santa Catarina: desabamento em Balneário Comboriú
Em Balneário Camboriú, os estragos foram graves. Por volta das 8h, o Corpo de Bombeiros recebeu a informação de que parte do teto de um apartamento no Centro desabou. As equipes continuam atuando no local, avaliando as possibilidades de novos desabamentos. O cenário continua preocupante, com equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Segurança Pública totalmente mobilizadas, visando garantir a segurança dos moradores.
Além disso, as fortes chuvas causaram alagamentos em diversas vias de Balneário Camboriú. A Avenida Panorâmica foi uma das principais vias afetadas, ficando interditada devido à quantidade de água acumulada. Outros pontos críticos da cidade seguem sendo monitorados e sinalizados pelas equipes de trânsito, que trabalham para evitar novos acidentes e garantir a mobilidade.
Itajaí sob risco de deslizamentos
Itajaí também foi duramente afetada pelas chuvas intensas. O município enfrenta diversos pontos de alagamento, com risco de deslizamentos de terra, já que o solo está saturado devido à chuva constante dos últimos dias. Marinho Stringari, coordenador de monitoramento da Defesa Civil de Itajaí, explicou que o volume expressivo de água foi causado pela formação rápida de um sistema de baixa pressão.
As equipes da Defesa Civil estão monitorando as áreas de risco e as regiões alagadas. Cao surjam novas ocorrências, a população pode acionar os serviços de emergência pelo telefone 199 ou 193. A previsão é de que a chuva comece a diminuir por volta das 10h, o que pode melhorar a situação de alagamentos, mas o risco de deslizamentos continua elevado, já que o solo permanece encharcado.