Prefeitos reeleitos e novos já podem inscrever suas cidades no programa Mãe Gaúcha, que acolhe mães e bebês recém-nascidos em situação de vulnerabilidade social. Coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, o programa distribui kits com itens essenciais, como cobertores, toalhas de banho com capuz, casaquinhos de moletom, macacões, bodies, culotes, meias e bolsas maternidade.
Implementado no ano passado pelo governo estadual, o Mãe Gaúcha é uma alternativa para famílias que precisam de maior apoio do poder público. Na primeira edição, mais de 400 municípios participaram. Agora, na segunda etapa, 190 cidades já estão cadastradas. O secretário Beto Fantinel destaca o objetivo de ampliar ainda mais o número de municípios beneficiados.
LEIA MAIS:
- Bolsa Família terá pagamento antecipado em janeiro
- Caixa Tem: novo cartão de crédito tem limite de R$ 800
- Inscrições para o Sisu 2025 estão abertas
— O Mãe Gaúcha já beneficiou mais de 28 mil gestantes, e queremos que ele seja ainda mais acessado neste ano. Esse programa é um orgulho para o Estado e demonstra nosso compromisso com o futuro das famílias mais necessitadas. Apelamos aos prefeitos e prefeitas para que inscrevam seus municípios e ajudem a transformar vidas — afirma Fantinel.

Programa Mãe Gaúcha
O programa contempla gestantes a partir da 28ª semana de gestação, inscritas no Cadastro Único, que recebem benefícios como o Bolsa Família e mantêm o pré-natal em dia. Para aderir, os municípios devem enviar um Termo de Adesão assinado pelo prefeito, juntamente com os documentos indicados no edital, para o e-mail maegaucha@social.rs.gov.br. Os municípios que se inscreverem nesta segunda fase garantem adesão permanente ao programa.