Beber água com gás emagrece? Sim! A afirmação é resultado de um estudo recente publicado no BMJ Nutrition Prevention & Health. A pesquisa indica que a bebida aumenta a absorção de glicose e ajuda a acelerar o metabolismo, promovendo a sensação de saciedade, além de controlar os níveis de fome.
Beber água com gás emagrece: como ela atua no processo?
De acordo com o autor do estudo, o médico japonês Dr. Akira Takahashi, os benefícios causados pela água com gás na perda de peso tem uma explicação fisiológica. Conforme o profissional, o processo de digestão da água com gás é semelhante ao da hemodiálise (tratamento que torna o sangue alcalino e produz dióxido de carbono.)
LEIA MAIS:
- Janeiro Branco: veja como cuidar da sua saúde mental
- Veja quais os 6 benefícios do Mamão para a saúde
- Saiba quais alimentos você não deve esquentar no micro-ondas
Takahashi detalha que o dióxido de carbono que esá presente na água com gás, após a ingestão, acaba absorvido pelo revestimento do estômago. Rapidamente, o dióxido acaba revertido em bicarbonato nos glóbulos vermelhos.
Por fim, o processo de alcalinização ativa enzimas que aumentam a absorção e o uso de glicose. Por fim, o metabolismo acelera e resulta em perda de peso.
Cuidado ao incorporar na rotina
Conforme o Dr. Takahashi, mesmo com benefícios potenciais, o paciente em processo de emagrecimento não deverá usar apenas a bebida gaseificada como solução. Para isso, a dieta balanceada e a prática de atividades físicas regulares continuam fundamentais para o gerenciamento do peso.
Além disso, o médico alerta que o consumo de água com gás, além de auxiliar na perda de peso, pode causar desconforto em pessoas com estômago sensível ou condições gastrointestinais preexistentes.