13 C
Canoas
23 de agosto de 2025

Mulher tem CNH suspensa por causa de dívida

A mulher ficará com a CNH suspensa devido a dívida por tempo indeterminado

Uma mulher teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa pela Justiça devido a uma dívida estimada em R$ 9.349,79. O caso ocorreu em São Paulo. Além da CNH, a mulher também teve seus cartões de crédito suspensos.

Conforme os autos do processo, a mulher está com essa dívida em aberto há 14 anos por causa da emissão de um cheque sem fundos.

A decisão de bloqueio dos cartões e suspender a CNH é da juíza Viviani Dourado Berton Chaves de Campinas, no Interior de São Paulo.

LEIA MAIS:

Mulher tem CNH suspensa por causa de dívida: entenda o caso

Em maio de 2010, a devedora teria sido intimada a pagar o valor, com custas e honorários advocatícios. Porém, desde então, oficiais de Justiça realizaram diversas diligências para localizar a mulher e bens dela. Mas todas, conforme os autos do processo, não tiveram sucesso. Desde então, o credor, vem tentando receber seu valor com tentativa de penhora de bens.

Mulher tem CNH suspensa por causa de dívida

Após anos de processo, em setembro de 2022, ambas as partes homologaram um acordo para pagamento. Porém, a mulher só pagou a primeira parcela. Devido a isso, a juíza decidiu determinar medidas atípicas para o cumprimento da ordem judicial.

O caso, de acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo, está registrado como execução de título extrajudicial. Esse tipo de ação ocorre quando o credor busca o cumprimento do pagamento com base em um documento que comprava a dívida.

Além disso, considerando que um projeto judicial deve atingir a sua finalidade, a decisão se trata de uma consequências das medidas executórias, conforme está previsto no Artigo 139, IV, do Código de Processo Civil.

O que diz o credor?

Para o portal Metrópoles, a advogada Desirèe Caroline Troiano – que representa o credor da ação -, a demora em pagar a dívida é devido a ausência de bens em nome da devedora. Por isso, a defesa acredita que com medidas restritivas mais severas, como ter a CNH suspensa devido a dívida, aumente a possibilidade pagamento.

Além disso, a advogada entende que a decisão atípica da juíza se justifique com o tempo processual e tentativas anteriores frustradas do credor receber o valor e o descumprimento de um acordo.

A mulher ficará com a CNH suspensa devido a dívida por tempo indeterminado.

Jaime Zanatta
Jaime Zanatta
Jornalista formado pela Unisinos escreve sobre economia, cotidiano, polícia e o dia a dia das cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS