Um peixe-remo, conhecido popularmente como Peixe do Fim do Mundo, encalhou em uma ilha no Espírito Santo e despertou medo entre os moradores. Essa espécie, associada a presságios e desastres naturais, raramente aparece perto da costa, o que aumentou a apreensão.
Peixe do fim do mundo: pescador ajudou animal encalhado
O peixe, que habita as profundezas dos oceanos, surgiu desorientado e encalhou em uma área isolada. Um pescador que passava pelo local se aproximou e tentou ajudar o animal. Segundo o Ocean Conservatory, esses peixes costumam emergir quando estão doentes, desorientados ou próximos da morte.
LEIA MAIS:
- Bolsa Família de fevereiro terá valor extra; Veja calendário
- Governo do RS paga nova parcela de auxílio
- AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO: O que você precisa saber sobre o pagamento do auxílio de R$ 5,1 mil
Desde 1901, apenas 20 registros da espécie ocorreram na região, de acordo com o Instituto Scripps.
Lenda do “peixe do juízo final” assusta moradores
A crença de que o peixe-remo prevê catástrofes vem do fato de que ele vive em águas profundas e, segundo a teoria popular, subiria à superfície ao perceber tremores submarinos.
Esse medo aumentou após um episódio no Japão, em 2011. Na época, moradores relataram o aparecimento de 20 peixes-remo pouco antes do terremoto e do tsunami que devastaram o país.
Apesar das histórias, cientistas não encontraram nenhuma prova de que o peixe-remo tenha relação com desastres naturais. No entanto, a aparição do animal continua cercada de mistério e desperta a curiosidade de muitas pessoas.