16.2 C
Canoas
04 de abril de 2025

Climatempo desmente sensação térmica de 70°C; Entenda

Com a atuação da onda de calor, a sensação térmica no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste podem ficar extremamente elevadas

Nos últimos dias, veículos de imprensa divulgaram que a sensação térmica no Brasil poderia chegar a 70°C durante a onda de calor prevista entre 12 e 21 de fevereiro. No entanto, a Climatempo desmentiu essa informação e explicou que o cálculo foi feito de forma equivocada, gerando desinformação.

Onda de calor: sensação térmica pode chegar a 70ºC: erro na interpretação dos dados

Para que a sensação atingisse 70°C, a temperatura precisaria estar em pelo menos 41°C, com umidade relativa do ar em torno de 80% ao mesmo tempo. No entanto, na prática, isso dificilmente ocorre. Quando a temperatura sobe, a umidade do ar tende a cair, já que o calor provoca a evaporação da umidade presente na atmosfera.

LEIA MAIS:

O erro da reportagem aconteceu ao calcular a sensação usando a temperatura máxima de um determinado horário com a umidade máxima prevista para outro momento do dia. O cálculo correto exige que os dois valores sejam do mesmo horário.

Sensação real em Porto Alegre

Um dos casos mais citados foi Porto Alegre, onde alguns veículos apontaram que a sensação térmica poderia chegar a 70°C. No entanto, segundo a Climatempo, esse número está longe da realidade.

No dia 11 de fevereiro de 2025, a previsão indicava máxima de 40°C por volta das 14h, com umidade relativa estimada em 49%. Com esses valores, a sensação foi calculada em aproximadamente 54°C.

Já a medição real feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia registrou 39,5°C e umidade de 43% às 15h, resultando em uma sensação térmica de 47°C. Mesmo com um arredondamento para 40°C, a sensação térmica não ultrapassaria 54°C, muito abaixo dos 70°C divulgados erroneamente.

O que é a sensação térmica?

A sensação térmica não representa apenas a temperatura real do ar. No caso do calor, ela é calculada a partir da combinação entre temperatura e umidade relativa do ar no mesmo horário. Já para o frio, a sensação térmica leva em conta a temperatura e a velocidade do vento.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!