22.8 C
Canoas
18 de março de 2025

Postos de saúde de Canoas recebem novas macas

A Secretaria Municipal da Saúde de Canoas iniciou, na última terça-feira (11), a entrega de novas macas para diversas unidades.

A Secretaria Municipal da Saúde de Canoas iniciou, na última terça-feira (11), a entrega de novas macas para diversas unidades de atendimento da cidade.

Os equipamentos substituirão aqueles que já estão desgastados e reforçarão a estrutura existente em Canoas. Ao todo, serão distribuídas 212 macas em diferentes pontos do município.

LEIA MAIS AQUI:

De acordo com o secretário adjunto da Atenção Primária e Especializada, Favio Telis, a aquisição inclui 100 macas simples, 20 infantis e 32 destinadas a pacientes obesos. Além disso, na próxima semana, está prevista a chegada de mais 60 macas ginecológicas.

Investimento postos Canoas

O investimento total na compra dos equipamentos foi de R$ 225 mil.

A primeira unidade contemplada foi a Mathias Velho, que recebeu, na tarde de terça-feira, dez macas simples, uma infantil e outra para obesos. Nos próximos dias, a distribuição continuará para atender as demais unidades de saúde do município.

LEIA TAMBÉM:

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou nesta quarta-feira (12) que concluiu de forma antecipada a análise preliminar da vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan contra a dengue.

A agência solicitou dados complementares para avançar no processo e enviou essas solicitações ao Butantan, abordando dúvidas sobre os três pacotes de informações enviados.

Como o processo de submissão é contínuo, não há um prazo definido para que o Butantan apresente as respostas. Além disso, a Anvisa ainda aguarda o protocolo formal de pedido de registro da vacina.

O Butantan finalizou a submissão dos documentos à Anvisa em dezembro de 2024. Embora a vacina ainda não tenha aprovação, o instituto iniciou a produção, com previsão de entregar 1 milhão de doses em 2025 e 100 milhões de doses até 2027, caso obtenha a liberação.

Como funciona a vacina contra a dengue

A vacina contra a dengue funciona estimulando o sistema imunológico a produzir defesas contra os quatro tipos diferentes do vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4).

Cada um desses tipos pode causar a doença, e a vacina tem como objetivo proteger o corpo contra esses vírus.

A vacina, chamada Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan, utiliza uma tecnologia chamada vírus atenuado ou vírus fraco.

Ela contém uma versão modificada dos vírus, que não é capaz de causar a doença, mas é suficiente para fazer o sistema imunológico aprender a reconhecer e combater o vírus verdadeiro caso ele entre no corpo.

Quando administram a vacina, o organismo produz anticorpos específicos para cada tipo de vírus da dengue. Esses anticorpos permanecem no corpo, prontos para agir rapidamente caso a pessoa seja exposta ao vírus no futuro.

Assim, como resultado, quem recebeu a vacina tem uma proteção maior contra a infecção e contra formas mais graves da doença.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!