A Polícia Federal (PF) autorizou um novo concurso público com mil vagas para cargos na área policial. O Diário Oficial da União publicou a decisão nesta sexta-feira (14), assinada pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. O prazo para a publicação do edital é de até seis meses.
Polícia Federal autoriza concurso com mil vagas: como serão distribuídas as vagas?
O concurso oferecerá oportunidades para cinco cargos diferentes:
- Delegado de Polícia Federal – 120 vagas
- Perito Criminal Federal – 69 vagas
- Agente de Polícia Federal – 630 vagas
- Escrivão de Polícia Federal – 160 vagas
- Papiloscopista Policial Federal – 21 vagas
LEIA MAIS:
- Supermercado Nacional de Novo Hamburgo vai fechar
- Café fake: saiba a diferença entre café e pó sabor café
- Bolo envenenado: mulher morreu na prisão um dia após marido pedir divórcio
Reforço na segurança e combate ao crime
O governo federal já havia anunciado o certame em janeiro, incluindo mil vagas para 2025 e mais mil para 2026. O anúncio ocorreu após uma reunião de ministros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, destacou a importância das novas contratações para fortalecer o combate ao crime organizado. “O presidente autorizou a entrada de dois mil novos policiais federais, distribuídos por todo o Brasil. Esse reforço será essencial para a segurança das fronteiras e o combate ao crime ambiental”, afirmou.
A ministra da Gestão, Esther Dweck, informou que, apesar da autorização, os aprovados só deverão ser nomeados no final do ano. A própria Polícia Federal será responsável por organizar o concurso.