22.5 C
Canoas
22 de fevereiro de 2025

Aluno tenta participar de formatura na UFRGS com suástica pintada no rosto

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) impediu um formando de Engenharia de Minas de participar da colação de grau com uma suástica pintada no rosto, durante a cerimônia em Porto Alegre, na terça-feira (18). O estudante, Vinícius Krug de Souza, estava no local com o símbolo antes da formatura.

Após ser advertido pela universidade, ele apagou a pintura e participou da cerimônia com outros símbolos no rosto.

Ação da UFRGS e boletim de ocorrência

Contudo, o vice-reitor e o coordenador de segurança da universidade advertiram o aluno e informaram que, se ele não removesse a suástica, eles o impediriam de participar da colação de grau e o encaminhariam à Polícia Federal. O estudante alegou que a imagem era um símbolo hindu e negou fazer apologia ao nazismo.

Assim, a UFRGS registrou boletim de ocorrência na Polícia Federal na quarta-feira (19) e analisa medidas administrativas a serem tomadas.

Reação de entidades estudantis

Por isso, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) repudiaram o ato e exigiram a anulação da formatura e a investigação rigorosa do caso. Além disso, o deputado estadual Leonel Radde também afirmou que um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Combate à Intolerância.

Legislação Brasileira sobre apologia ao nazismo

A Lei 7.716/1989 classifica a apologia ao nazismo como crime, impondo penas de reclusão e multa. Assim, ela também proíbe a fabricação, comercialização e uso de símbolos como a suástica. Por isso, o racismo constitui um crime inafiançável e imprescritível, sendo passível de julgamento a qualquer momento, independentemente do tempo que tenha se passado

LEIA MAIS:

Nota da UFRGS

A UFRGS esclareceu que o formando foi advertido antes da cerimônia e removido da situação. A universidade também destacou que a decisão de dar prosseguimento à cerimônia visou respeitar os demais formandos e suas famílias. A universidade reafirma seu compromisso contra o ódio, intolerância e ataques aos direitos humanos.

Nota da União Nacional dos Estudantes

“ABSURDO!

Recebemos com muita indignação a informação de que o formando do curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Vinícius Krug de Souza, desenhou uma suástica no rosto para participar da formatura dos cursos de Engenharia, na noite de hoje.

Enquanto representação máxima dos estudantes da UFRGS, reafirmamos que apologia ao nazismo. É CRIME e essa ação não passará impune. A UFRGS é território antifascista e não aceitaremos que se normalizem ações como essa dentro da nossa Universidade.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!