Esta primeira semana promete ser uma das mais quentes já registradas em março, conforme análise da MetSul Meteorologia. Uma onda de calor que já está afetando a região deve se intensificar nos próximos dias.
Uma área de calor forte vai permanecer nas latitudes médias da América do Sul, afetando principalmente a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul. De acordo com o prognóstico da MetSul, o estado experimentará temperaturas máximas diárias próximas ou acima dos 40ºC, com uma sequência de tardes extremamente quentes, bem acima da média para a época do ano.
LEIA MAIS AQUI:
- Grave acidente entre van e caminhão deixa duas pessoas mortas
- Motociclista morre após realizar manobra proibida em rodovia
- Tradicional grupo de empresas gaúchas pede recuperação judicial
Onda de calor no Rio Grande do Sul irá piorar nos próximos dias: Semana quente
Deste domingo (2), até sábado, várias cidades do Rio Grande do Sul terão temperaturas de 5ºC a 10ºC acima da média histórica de março, que geralmente varia entre 28ºC e 30ºC na maior parte do estado. Embora o calor em março seja comum, uma semana inteira com máximas perto ou superiores a 40ºC é algo raro.

No outono meteorológico, que começa em março e vai até maio, episódios de calor extremo ao redor de 40ºC costumam durar apenas de dois a três dias, e não uma semana inteira. No entanto, este mês começou com calor intenso, e a previsão é de pelo menos oito dias seguidos com temperaturas anormalmente altas.
As regiões Oeste, Noroeste, Centro, Vales e Grande Porto Alegre deverão registrar máximas em torno de 40ºC em todos ou quase todos os dias da semana.