19.4 C
Canoas
22 de abril de 2025

Novo estudo aponta que bebida açucarada pode causar câncer de boca

Estudo mostra que consumir bebidas açucaradas pode resultar em três novos tipos de câncer de boca para cada 100 mil pessoas

De acordo com estudo publicado no periódico JAMA Otolaryngology–Head & Neck Surgery, na última quinta-feira (13), beber bebida açucarada frequentemente pode aumentar o risco de desenvolver câncer de boca em cinco vezes

Segundo pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidades de Washington, nos Estados Unidos, o hábito de consumir bebida açucarada pode resultar em um aumento de três novos casos de câncer de boca para cada 100 mil pessoas ao longo do tempo.

Para a pesquisa, os cientistas analisaram os dados de saúde de mais de 160 mil mulheres e identificaram que aquelas que consomem bebida com açúcar corriqueiramente correm mais risco de desenvolver a doença do que às que ingerem a bebida esporadicamente. 

Além disso, os pesquisadores notaram que o risco está presente mesmo entre as mulheres que não fumam e nem consomem álcool regularmente. 

Cerca de 20 mil participantes do estudo relataram consumir mais de uma bebida com açúcar por dia. Em casos como esse o risco foi 4,87 vezes maior em comparação com as que consomem menos de uma por mês. 

Já entre as pessoas não fumantes, que ingerem bebidas adoçadas em escala considerada leve, o risco chegou a 5,46 vezes.

LEIA MAIS:

Causas e impactos na saúde

De acordo com os pesquisadores, o xarope de milho, comumente utilizado para adoçar bebidas nos Estados Unidos, pode estar associado ao risco iminente.  

O ingrediente tem relação com doenças gengivais e pode influenciar a saúde bucal, contribuindo para alterações celulares e processos inflamatórios

Ainda não há nada comprovado de como exatamente a bebida açucarada pode contribuir para o desenvolvimento do câncer de boca. É necessário realizar mais pesquisas para entender os mecanismos envolvidos.

Além disso, os autores destacam que o estudo envolveu apenas mulheres, o que pode limitar a aplicação dos resultados a outras populações.

Com isso, os cientistas planejam expandir a investigação para um grupo maior e mais diversificado, em busca de confirmar as descobertas e aprofundar a compreensão sobre a relação entre câncer de boca e o consumo de bebidas açucaradas. 

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!