De acordo com estudo publicado no periódico JAMA Otolaryngology–Head & Neck Surgery, na última quinta-feira (13), beber bebida açucarada frequentemente pode aumentar o risco de desenvolver câncer de boca em cinco vezes.
Segundo pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidades de Washington, nos Estados Unidos, o hábito de consumir bebida açucarada pode resultar em um aumento de três novos casos de câncer de boca para cada 100 mil pessoas ao longo do tempo.
Para a pesquisa, os cientistas analisaram os dados de saúde de mais de 160 mil mulheres e identificaram que aquelas que consomem bebida com açúcar corriqueiramente correm mais risco de desenvolver a doença do que às que ingerem a bebida esporadicamente.
Além disso, os pesquisadores notaram que o risco está presente mesmo entre as mulheres que não fumam e nem consomem álcool regularmente.
Cerca de 20 mil participantes do estudo relataram consumir mais de uma bebida com açúcar por dia. Em casos como esse o risco foi 4,87 vezes maior em comparação com as que consomem menos de uma por mês.
Já entre as pessoas não fumantes, que ingerem bebidas adoçadas em escala considerada leve, o risco chegou a 5,46 vezes.
LEIA MAIS:
- Quais alimentos evitar em dias muito quentes
- Veja quais alimentos prejudicam o emagrecimento
- Beber leite pode prevenir câncer de
Causas e impactos na saúde
De acordo com os pesquisadores, o xarope de milho, comumente utilizado para adoçar bebidas nos Estados Unidos, pode estar associado ao risco iminente.
O ingrediente tem relação com doenças gengivais e pode influenciar a saúde bucal, contribuindo para alterações celulares e processos inflamatórios.
Ainda não há nada comprovado de como exatamente a bebida açucarada pode contribuir para o desenvolvimento do câncer de boca. É necessário realizar mais pesquisas para entender os mecanismos envolvidos.
Além disso, os autores destacam que o estudo envolveu apenas mulheres, o que pode limitar a aplicação dos resultados a outras populações.
Com isso, os cientistas planejam expandir a investigação para um grupo maior e mais diversificado, em busca de confirmar as descobertas e aprofundar a compreensão sobre a relação entre câncer de boca e o consumo de bebidas açucaradas.
