7.4 C
Canoas
26 de agosto de 2025

Formação de ciclone trará chuva forte ao RS, diz MetSul

Conforme a MetSul, o Rio Grande do Sul deverá sentir os efeitos da formação de um ciclone que deverá trazer chuva e vento fortes ao Estado

O Rio Grande do Sul enfrenta um alerta para chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo devido a um sistema de baixa pressão atmosférica. A instabilidade, segundo MetSul, começa a atuar já na madrugada da próxima quinta-feira (28) e avança pelo Estado ao longo do dia, trazendo risco de temporais severos.

Formação de ciclone trará chuva forte ao RS, diz MetSul: acumulados de chuva

Assim, a pressão atmosférica em queda formará nuvens de grande desenvolvimento vertical, o que aumenta a possibilidade de tempestades. A previsão indica que as instabilidades ingressarão pelo Oeste do Estado e seguirão em direção ao Centro e Nordeste, podendo se organizar em uma linha de tempestades, o que eleva o risco de rajadas intensas de vento. Além disso, modelos meteorológicos projetam acumulados entre 50 e 100 mm, especialmente na Metade Oeste do Rio Grande do Sul e no Paraná.

LEIA MAIS:

Assim, entre o final da próxima sexta-feira (29) e a manhã do próximo sábado (30), um ciclone extratropical se formará no Oceano Atlântico, a sudeste do Estado, com pressão central de 995 hPa. Apesar de a tendência ser de afastamento rápido para alto-mar, os efeitos do fenômeno ainda poderão ser sentidos.

Formação de ciclone trará chuva forte ao RS, diz MetSul

Ventos fortes

Os temporais devem provocar ventos fortes, com rajadas que podem atingir até 100 km/h em pontos isolados. A Metade Oeste e o Noroeste terão maior risco na quinta-feira, enquanto a Campanha e a Zona Sul podem registrar rajadas entre 50 e 80 km/h na sexta-feira. Há ainda previsão de granizo em diversas áreas, além do perigo de alagamentos urbanos devido à chuva intensa.

Na sexta-feira, uma segunda onda de temporais avança pelo Estado, trazendo uma nova ameaça de granizo, raios e ventos forte, especialmente no Oeste, Campanha e Zona Sul do Estado. Já no sábado, o tempo muda, com a chegada de ar seco e predomínio de sol, favorecendo a elevação das temperaturas.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS