A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiram alertas para tempestade e acumulado de chuva em Porto Alegre e toda a Região Metropolitana para esta segunda-feira (31) e terça-feira (1º). O mau tempo pode causar alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de árvores.
Inmet e Defesa Civil emitem alertas de tempestade: risco de tempestades e ventos fortes
O primeiro alerta, do INMET, válido até às 6h da manhã de terça-feira (1º), prevê chuva de até 50 mm por dia, ventos entre 40 e 60 km/h e queda de granizo no RS. O risco de cortes de energia e alagamentos existe, mas é considerado baixo.
LEIA MAIS:
- “Homem-Aranha” que matou vendedora a facadas morre na prisão
- Família de gaúcha que morreu em acidente na Índia quer ajuda para trazer corpo ao Brasil
- BR-116 terá bloqueios em Canoas nesta semana
A recomendação é evitar se abrigar debaixo de árvores, afastar-se de placas de propaganda e torres de transmissão e não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
Acumulado de chuva ameaça áreas de risco, segundo Inmet
Outro alerta, válido até às 23h desta segunda-feira (31), indica risco elevado de alagamentos e deslizamentos em cidades com áreas vulneráveis. O volume de chuva pode chegar a 100 mm em algumas localidades.

Diante desse cenário, a Defesa Civil orienta a população a evitar deslocamentos desnecessários, observar encostas e desligar aparelhos elétricos em caso de alagamentos.
Defesa Civil reforça orientações
Além das chuvas fortes, a Defesa Civil alerta para temporais com raios e rajadas de vento, o que pode agravar os impactos do mau tempo. O órgão pede que a população busque abrigo seguro, proteja animais domésticos e acompanhe as informações oficiais.
Em caso de emergência, os números 190, 193 e 199 estão disponíveis para atendimento.