16.5 C
Canoas
22 de abril de 2025

Vaticano divulga causa da morte de Papa Francisco

Anúncio foi realizado ás 15 hrs, horário de Brasília

O Vaticano confirmou, às 15h desta segunda-feira (21), que o Papa Francisco morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O pontífice faleceu aos 88 anos, às 7h35 (horário local), na Casa Santa Marta, residência oficial onde viveu desde o início de seu pontificado.

A Santa Sé divulgou oficialmente a informação por meio de nota, atendendo à expectativa global de fiéis e autoridades religiosas. Desde as primeiras horas da manhã, fontes próximas ao Vaticano já apontavam a possibilidade de AVC como causa da morte — informação que, agora, as autoridades vaticanas confirmam.

Quem foi o Papa Francisco?

Jorge Mario Bergoglio, conhecido mundialmente como Papa Francisco, comandou a Igreja Católica por 12 anos. Durante esse período, fez história ao se tornar o primeiro pontífice latino-americano e o primeiro jesuíta no cargo mais alto da Igreja. Sua liderança se destacou pelo compromisso com a humildade, a defesa dos mais pobres e a promoção do diálogo inter-religioso.

Como o mundo reagiu à morte do Papa Francisco

A morte do Papa Francisco gerou comoção em todo o mundo. Líderes políticos, religiosos e figuras públicas prestaram homenagens. O presidente da França, Emmanuel Macron, classificou o papa como uma “voz pela paz e justiça social”. Na Índia, o primeiro-ministro Narendra Modi destacou o impacto global de sua liderança espiritual. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, enalteceu seu “legado de empatia e coragem moral”.

Em sinal de respeito, o governo espanhol decretou três dias de luto oficial, com bandeiras a meio mastro. Além disso, a Liga de Futebol Italiana suspendeu partidas da Série A. Apaixonado por futebol, Francisco torcia fervorosamente pelo San Lorenzo, da Argentina.

O que muda no Vaticano após a morte do Papa?

Com a confirmação da morte, a Igreja Católica iniciou o período conhecido como sede vacante, que se estende até a escolha do novo papa. O conclave, que reunirá cardeais de todo o mundo, está previsto para começar no dia 6 de maio.

Enquanto isso, o corpo do Papa Francisco será velado na Basílica de São Pedro, onde milhares de fiéis deverão comparecer para prestar as últimas homenagens. De acordo com o Vaticano, o sepultamento ocorrerá na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, conforme desejo pessoal do pontífice.

LEIA MAIS:

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!