Uma idosa, de 63 anos, morreu após inalar uma mistura de de água sanitária com detergente. O caso aconteceu na última sexta-feira (18), na região Oeste de Goiânia.
De acordo com informações prévias, a idosa realizava a limpeza do banheiro com água sanitária combinada a um detergente de limpeza pesada, utilizado com frequência como desengraxante automotivo, quando passou mal.
Ademais, testemunhas relataram que o cheiro forte da mistura fez com que a vítima se sentisse mal. Ainda consciente, a idosa foi até a sala e se deitou no sofá, enquanto o marido, de 62 anos, tentava buscar ajuda.
O homem ligou primeiro para a irmã da vítima antes de acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Quando os socorristas chegaram, a mulher já estava sem sinais vitais.
Além disso, a vítima tinha diagnóstico de bronquite crônica. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia, responsável pelos exames e pela confirmação oficial da causa da morte.
LEIA MAIS:
- Trensurb abre concurso público com salários de até R$ 9,4 mil
- Procon aplica multa milionária em banco por ligações indesejadas; Entenda o caso e saiba mais informações
- Zaffari não tem interesse em comprar lojas do Carrefour, diz diretor
Idosa morre após inalar mistura de de água sanitária com detergente; Anvisa alerta
De acordo com a Anvisa, produtos como água sanitária e álcool são considerados seguros quando registrados pelo órgão e utilizados conforme as instruções do fabricante. O problema começa quando ocorrem misturas caseiras sem qualquer embasamento técnico.
Em alguns casos, essas combinações resultam na formação de gases tóxicos, como o clorofórmio, que possui alto potencial de intoxicação.
Além disso, a Anvisa também emitiu um alerta informando que vídeos que ensinam essas misturas são frequentes nas redes sociais e, embora apresentem supostas soluções de limpeza mais econômicas e eficazes, deixam de informar os riscos à saúde de quem utiliza os produtos e das pessoas que convivem no ambiente.
