O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou nesta segunda-feira (26) a devolver dinheiro para aposentados e pensionistas.
De acordo com o órgão, beneficiários que tiveram descontos de mensalidades na folha de pagamentos referente a abril terão os valores devolvidos na folha de pagamento. Segundo o INSS, serão reembolsados, ao todo, R$ 292 milhões aos beneficiários.
LEIA MAIS:
- Calendário junho 2025: veja lista dos próximos feriados
- Motorista morre após caminhonete capotar em Nova Santa Rita
- Com o apoio do helicóptero, Brigada Militar prende ladrões de carro em Canoas
Os pagamentos em maio ocorrem entre os dias 26 e 6 de junho.
INSS vai devolver dinheiro para aposentados e pensionistas: como pedir os reembolsos
Conforme o INSS, o aposentado ou pensionista deverá informar que não reconhece ou não autorizou débito em folha para reaver o valor de mensalidades associativas antigas.
Para fazer o pedido, o beneficiário deverá acessar o Meu INSS (aplicativo ou site) ou ligar para o 135. Para isso, não é preciso enviar documentos nem oferecer qualquer informação. O aposentado ou pensionista precisa apenas informar se autorizou ou não os descontos.

Por fim, o INSS irá acionar a entidade para que a autorização seja comprovada. Caso não haja comprovação, a entidade deverá devolver o dinheiro ao INSS que, em seguida, fará o repasse para o beneficiário.