8.7 C
Canoas
02 de junho de 2025
EconomiaConta de luz ficará mais cara em junho; Saiba o motivo

Conta de luz ficará mais cara em junho; Saiba o motivo

Acréscimo na conta de luz ocorre devido a cobrança da bandeira vermelha

A conta de luz ficará mais cara em junho. Na última sexta-feira (30), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária do próximo mês será vermelha, no patamar 1.

Na prática, conforme a agência, será cobrada uma taxa extra nas contas de energia elétrica a partir do dia 1°. Simplificando: a cada 100kW/h consumidos, o consumidor pagará uma cobrança adicional de R$ 4,46.

LEIA MAIS:

“Diante do cenário de afluências abaixo da média em todo o país indicado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), projeta-se uma redução da geração hidrelétrica em relação ao mês anterior, com um aumento nos custos de geração devido à necessidade de acionamento de fontes de energia mais onerosas, como as usinas termoelétricas”, informa a Aneel.

Conta de luz já ficou mais cara em maio

Até abril, a bandeira tarifária estava verde, o que não gera custo adicional para os consumidores na conta de luz. Em maio, a bandeira passou para amarela, o que já significa um acréscimo no valor pago no final do mês.

Além disso, junho é o primeiro mês de 2025 em que a bandeira referência para cobrança da conta de energia elétrica será a vermelha.

Em 2024, conforme a Aneel, a conta de luz ficou com bandeira vermelha nos meses de setembro e outubro. Por fim, a bandeira verde vigorou nos meses de abril, maio, junho, julho, agosto e dezembro.

MATÉRIAS RELACIONADAS
PUBLICIDADE