11 C
Canoas
24 de junho de 2025

Conheça chá para combater ansiedade, insônia e dores

Chá pode combater ansidade, insônia e dores.

Você sabia que existe um chá que pode ajudar a combater ansiedade, insônia e dores? Natural, a bebida, chamada de chá de Artemísia tem propriedades terapêuticas e ação antioxidante.

Conforme especialistas, o chá pode ser feito com as plantas ‘Artemisia Vulgaris’, ‘Artemisia Absinthium’ e ‘Artemisa Annua’. Estudos mostram que elas possuem capacidades antimicrobianas e antioxidantes, podendo atuar contra inflamações até mesmo no combate ao câncer.

LEIA MAIS:

De acordo com um estudo, um dos compostos mais famosos da Artemisia é a Artemisinina. Ela possui uma ação potente contra a malária.

Conheça chá para combater ansiedade, insônia e dores: saiba mais sobre a bebida

O chá de artemisia é conhecido na medicina natural devido às suas propriedades terapêuticas. Cada espécie de planta oferece diferentes benefícios.

A ‘Artemisia Annua’, por exemplo, é usada como tratamento complementar contra a malária. Já a ‘Artemisia Absinthium’ é indicada para problemas digestivos.

Os chás feitos com Artemísia tem ação antioxidante e atuam para prevenir infecções e combater gripes e resfriados. Além disso, ele é conhecido por ser anti-inflamtatório e analgésico, podendo ajudar a aliviar dores articulares e musculares. Por fim, ele pode diminuir sintomas de insônia e ansiedade.

Saiba como preparar o chá de Artemísia

  • Aqueça 200 ml de água até o início da fervura;
  • Desligue o fogo e adicione uma colher de chá das folhas secas de artemísia;
  • Tampe e deixe em infusão por, em média, 10 minutos;
  • Coe e consuma ainda morno.

Em entrevista ao portal Metrópoles, a nutricionista Ingrid Albuquerque, ressalta que o consumo do chá deve ser por períodos curtos, de cinco a sete dias, sempre sob orientação profissional.

“Não é porque é planta medicinal que pode ser feita a automedicação”, alerta. A ingestão diária fica em torno de uma a duas vezes ao dia, de preferência em jejum ou antes das refeições, para otimizar a ação no trato digestivo.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS