O grupo Carrefour Brasil, que administra o Nacional Supermercados, fechará uma das quatro filiais em Pelotas, no Sul do Rio Grande do Sul. Desde 2024, a empresa está fechando unidades da bandeira em todas as regiões do Estado.
Desta vez, a filial que terá as atividades encerradas fica na rua Lobo da Costa, no Centro de Pelotas. Na próxima semana, conforme o relato de funcionários, a unidade iniciará uma liquidação com descontos de até 70% para queimar o estoque.
LEIA MAIS:
- Trensurb terá que indenizar funcionária; Entenda
- Projeto de Lei pode fazer com que corridas de aplicativo em dinheiro fiquem de graça; Entenda
- Trabalhar no frio? Lei obriga folga remunerada e pouca gente sabe disso
A previsão é que a unidade encerre as atividades no próximo dia 29 de junho.
Fechamento em Pelotas, segue plano do Carrefour de extinguir bandeira do Nacional
Além da filial da Lobo da Costa, no Centro de Pelotas, o Carrefour fechará mais seis filiais do supermercado Nacional que não conseguiu vender. Junto com a loja de Pelotas, terão as atividades encerradas unidades do Menino Deus (POA), Teresópolis (POA), Tramandaí, Torres, Capão da Canoa e Santo Ângelo.
Além das citadas acima, em maio, o grupo francês fechou oito filiais do supermercado Nacional. As lojas de Canoas, Cachoeirinha, Esteio, Sapucaia do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Viamão. Desde o inicio do ano, o número de fechamentos passa de 10, incluindo as filiais de Novo Hamburgo e São Leopoldo que foram vendidas e estão sob novo comando.

Venda para focar em outros investimentos
No último trimeste de 2024, o Carrefour anunciou ao mercado que estava colocando a vendas filiais de supermercado das bandeiras Nacional (Rio Grande do Sul e Paraná) e Bompreço (em estados do Nordeste).
De acordo com o grupo francês, as vendas fazem parte de uma estratégia para “simplificar e agilizar suas operações”. Na prática, conforme fontes do setor, o objetivo do Carrefour é concentrar os investimentos nas três bandeiras: hipermercado, Atacadão e Sam’s Club. Atualmente, as duas últimas bandeiras estão em forte expansão pelo país com a abertura de novas lojas.
E as outras três lojas de Pelotas?
Com o fechamento da unidade das Lobo da Costa, o Nacional seguirá com três unidades abertas na cidade. Porém, as filiais da Marechal Deodoro e Gonçalves Chaves foram vendidas ao grupo Nicolini e também devem fechar em breve. Para a unidade da General Osório, no Calçadão, não há previsão de fechamento.