O que vai acontecer com o supermercado Nacional do Praia de Belas? Nos últimos dias, com os fechamentos de filiais da bandeira em Porto Alegre, clientes estão se perguntando o que irá acontecer com a tradicional unidade da Zona Sul.
Nos últimos dois meses, o Carrefour fechou três das sete filiais restantes do Nacional em Porto Alegre. Em maio, o grupo francês fechou a filial da Gomes Freitas na Zona Norte e na última semana encerrou as atividades das lojas do Menino Deus e do Teresópolis.
LEIA MAIS:
- INSS paga valores extras para beneficiários; Entenda
- Caixa Tem: cartão com crédito de até R$4.500, saiba fazer pelo celular
- IA prevê a morte com 78% de precisão, cientistas explicam feito
Além disso, o Carrefour também fechou filiais do Nacional no Litoral Norte, Região Metropolitana e Interior do Estado. Parte das unidades foram vendidas para outros grupos supermercadistas do Rio Grande do Sul.
Com os fechamentos, citados acima o Carrefour ainda mantém aberta quatro filiais do Nacional em Porto Alegre: a do Praia de Belas, Santana, Aureliano (Cidade Baixa) e Baltazar (Zona Norte). Das citadas acima, apenas a do shopping deverá seguir aberta.
O que vai acontecer com o Nacional do Praia de Belas?
De acordo com o Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec POA), o Carrefour manterá apenas cinco filiais do Nacional aberta. Além da unidade do Praia de Belas Shopping, as filiais de Gramado, Guaíba, Barra do Ribeiro e Pelotas (General Osório), seguirão abertas. Elas vão receber a bandeira do Carrefour.

Gramado e Guaíba, por exemplo, já receberam a mudança de bandeira. Barra do Ribeiro e Pelotas estão em transformação. Ainda não há uma data para a mudança de bandeira do Nacional Praia de Belas.
Carrefour vende lojas de supermercado
No final de 2024, o Carrefour anunciou que venderia mais de 60 lojas de supermercado que operavam com as bandeiras de Bom Preço e Nacional Supermercados. Do Nacional, as 47 lojas estavam a venda, sendo oito no Paraná. 26 lojas no Rio Grande do Sul não foram vendidas e, aos poucos, estão sendo fechadas. Atualmente, apenas as filiais de Osório, Gravataí e quatro em Porto Alegre, seguem abertas sem anuncio de venda. Das seis, apenas a do Nacional Praia de Belas seguirá aberta.