Se você adora comer sorvete nos dias de calor, é melhor ficar atento. Embora a guloseima seja refrescante e saborosa, principalmente no verão, especialistas alertam para os riscos do consumo frequente, especialmente dos sorvetes industrializados.
De acordo com nutricionistas, o sorvete é um alimento ultraprocessado, assim como refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e pratos congelados. Ou seja, passa por várias etapas industriais, com adição de corantes, aromatizantes, conservantes e outros aditivos químicos, que tornam o produto mais durável e atrativo (mas menos saudável).
LEIA MAIS:
- Conheça quais alimentos elevam o risco de câncer
- Tomar água com flúor faz mal?
- Você sabe qual o masculino de capivara?
Por que é preciso moderação ao comer sorvete?
Segundo Waleska Nishida, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, o consumo excessivo de ultraprocessados, como o sorvete, está relacionado a problemas de saúde graves, como:
- Diabetes tipo 2
- Doenças cardiovasculares
- Obesidade
- Alguns tipos de câncer
“Esses alimentos são ricos em calorias, açúcares, gorduras saturadas e sódio, mas pobres em nutrientes essenciais como vitaminas e minerais”, explica a especialista ao Correio 24 horas.
Alternativas mais saudáveis
Ao reduzir o consumo de produtos ultraprocessados, como o sorvete industrializado, e optar por alimentos in natura ou minimamente processados, você melhora significativamente a sua dieta. Além de serem mais nutritivos, esses alimentos:
- Têm menos calorias
- Aumentam a sensação de saciedade
- Ajudam a prevenir doenças crônicas
- Melhoram a qualidade de vida
Portanto, comer sorvete de vez em quando não é proibido, mas manter o equilíbrio e buscar opções mais naturais é o caminho mais saudável.
