17.9 C
Canoas
27 de agosto de 2025

INMET emite dois alertas de chuva forte no Rio Grande do Sul

O INMET emitiu dois alertas para o Rio Grande do Sul com risco de granizo, alagamentos e ventos de até 100 km/h

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas para o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (16), alertando a população sobre condições climáticas severas. Com previsão de chuvas intensas, tempestades e ventos que podem chegar a 100 km/h, a Defesa Civil orienta atenção redobrada especialmente nas regiões Sudoeste e Centro Ocidental Rio-grandense.

INMET emite dois alertas de chuva forte no Rio Grande do Sul: estado de atenção

O primeiro aviso do INMET, classificado como de “Perigo”, entrará em vigor ao meio-dia desta quarta-feira (16) e segue até as 5h da manhã da próxima quinta (17). De acordo com o órgão, há previsão de chuva forte entre 30 e 60 mm/h (ou entre 50 e 100 mm/dia), além de queda de granizo e ventos intensos entre 60 e 100 km/h.

Ainda segundo o alerta, há risco elevado de corte de energia elétrica, estragos em plantações, alagamentos e queda de árvores.

Em paralelo, o segundo aviso, com grau de severidade considerado “Perigo Potencial”, também está ativo. Este alerta começará às 13h desta quarta e se estende até as 9h da manhã da próxima quinta. A previsão aponta para chuvas entre 20 e 30 mm/h, ou até 50 mm ao longo do dia, com ventos menos intensos, entre 40 e 60 km/h. Ainda assim, a situação exige atenção por causa do baixo risco de alagamentos, quedas de galhos e descargas elétricas.

Instruções da Defesa Civil e Bombeiros

Diante dos alertas do INMET para o Rio Grande do Sul, a Defesa Civil orienta os moradores das áreas afetadas a adotarem medidas de precaução. Veja as principais recomendações:

  • Evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem desabar;
  • Sempre que possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar danos em caso de queda de luz;
  • Evite o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada;
  • Em caso de emergência, acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

LEIA MAIS:

Prevenção e atenção redobrada

Apesar de parte dos riscos ser classificada como “potencial”, os efeitos de uma tempestade com granizo e ventos fortes podem ser graves, especialmente em áreas com infraestrutura precária. Por isso, é essencial que a população acompanhe boletins meteorológicos atualizados e siga todas as recomendações de segurança.

INMET emite dois alertas de chuva forte no Rio Grande do Sul

Além disso, autoridades recomendam atenção especial em zonas rurais, onde estragos em plantações podem impactar diretamente a economia local.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS