Se você já notou pequenos insetos rondando o ralo do banheiro, saiba que o “mosquito de banheiro” pode ser mais do que um simples incômodo. Apesar de não picarem, esses insetos podem ser um sinal de alerta para problemas escondidos, e até representar riscos indiretos à saúde.
Por que os mosquitos de banheiro aparecem?
De acordo com biólogos, a presença do mosquito de banheiro (também conhecido como mosca de ralo) está diretamente ligada à umidade e à presença de matéria orgânica em decomposição. “Eles se alimentam de resíduos acumulados em ralos, sifões e caixas de gordura. Mesmo banheiros limpos podem abrigá-los se houver vazamentos ou higienização inadequada de áreas ocultas”, afirma Aurisuzy Dourado Guedes, professora de biologia do Colégio Católica Brasília.
Eles fazem mal?
Embora não sejam perigosos como mosquitos transmissores de doenças, esses insetos podem carregar microrganismos nas patas e asas. Segundo a médica Suamy Goulart, do grupo Mantevida, “em grande número, eles podem contaminar superfícies como escovas de dente, saboneteiras e até alimentos”, explica ao Metrópoles. Além disso, sua presença constante pode piorar quadros de alergias ou problemas respiratórios.
Como identificar o mosquito de banheiro?

Geralmente pertencentes à família Psychodidae, eles têm corpo peludo e coloração que varia entre marrom e cinza. Seu ciclo de vida é curto (cerca de 15 a 20 dias) mas a infestação pode ser persistente se não houver controle.
Como eliminar o mosquito de banheiro
Veja algumas dicas eficazes:
Limpeza semanal dos ralos com água quente e detergente;
Uso de vinagre com bicarbonato nos ralos para eliminar resíduos orgânicos;
Ventilação adequada e superfícies sempre secas;
Reparo de infiltrações e vazamentos ocultos;
Verificação da vedação de vasos sanitários e sifões.
LEIA MAIS:
- Confira o resultado da Mega Sena 2895
- Fim da Autoescola? Governo Lula estuda liberar CNH sem aulas obrigatórias
- Produto ilegal é vendido sem restrições no Google
Também é recomendável usar telas protetoras nos ralos e aplicar bactericidas com regularidade para impedir o surgimento de criadouros.
Um sinal de alerta
Mais do que uma praga, o mosquito de banheiro pode ser um “mensageiro” de falhas estruturais. A infestação recorrente pode indicar problemas no encanamento, vedação de rejuntes ou esgoto exposto. Por isso, além da limpeza, é importante investigar possíveis causas invisíveis.