Virou rotina as crianças recorrerem ao uso de celular nos dias atuais, você já parou para pensar que isso pode ser pela falta de oportunidade de fazer outras atividades ou criar novas conexões? Um estudo e pesquisa e análise de mercado Harris Poll, dos Estados Unidos, explica o que fazer para as crianças largarem o celular.
Na pesquisa, 500 crianças entre 8 e 12 anos foram ouvidas, a maioria relatou ter seus aparelhos, e cerca de metade das crianças de 12 anos disse que seus amigos estão nas redes sociais. Elas não ficam no celular pela dependência da tecnologia, mas, sim, porque o espaço virtual oferece liberdade de socialização que falta no mundo real.
- Professora é morta pelo ex-companheiro que não aceitava a separação
- Motorista morre prensado por ônibus
- Banco Central alerta sobre moeda de 50 centavos com erro raro
Falta de interação social leva ao uso dos eletrônicos
A maioria das crianças entrevistadas disse que não pode sair na rua ou no condomínio, sem a companhia de um adulto. Mais da metade das crianças de 8 e 9 anos disse que não pode ir ao supermercado sozinha, e mais de um quarto não pode brincar com os amigos sem supervisão. Para muitas, até mesmo brincar no quintal sem um adulto por perto é algo proibido.
Estudo diz o que pode fazer as crianças largarem o celular: Deixem seus filhos terem mais liberdade no mundo real
Pesquisadores dizem que a falta de liberdade impede que as crianças desenvolvam autoconfiança, habilidades sociais e capacidade de lidar com desafios. Além disso, esses limites está associada ao aumento de ansiedade e depressão infantil nos últimos anos, ao mesmo tempo em que pais também relatam mais estresse.
Mais uma dica para os pais, é que deixem seus filhos terem mais liberdade no mundo real, brinquem e convivam com os amigos sem constante supervisão. Isso vai ajudar eles deixarem de lado os aparelhos.