Muita gente não sabe, mas é possível receber um auxílio do INSS quando a ansiedade ou outras condições de saúde mental impedem o trabalhador de exercer suas funções. Esse apoio financeiro, que pouca gente busca por desconhecimento, pode garantir o afastamento necessário para cuidar da saúde emocional sem prejuízo da renda.
Chamado de benefício por incapacidade temporária (o antigo auxílio-doença) o pagamento é destinado a pessoas que estejam temporariamente incapacitadas de trabalhar por motivo de doença ou acidente. Entre as causas reconhecidas, estão problemas de saúde mental como ansiedade e depressão.
O benefício é regulamentado pela Lei 8.213/91 e garante que segurados possam se afastar para tratamento. Para ter direito, é preciso ficar afastado do trabalho por pelo menos 15 dias consecutivos e ter contribuído para a Previdência Social nos últimos 12 meses.
LEIA MAIS:
- Bolsa Família: novo calendário de agosto é divulgado pelo aplicativo Caixa Tem
- Dor na coluna é numero 1 em afastamento pelo INSS
- Fort Atacadista vai abrir novas lojas no Rio Grande do Sul
INSS paga auxílio para quem tem ansiedade? Como funciona na prática
Um exemplo recente é o de Bruna Mouvier, 30 anos, profissional da área comercial, que precisou se afastar para dar continuidade ao seu tratamento psicológico. Ela solicitou o benefício de forma online, usando o Atestmed. “O processo foi bastante simples, baixei o aplicativo, fiz a solicitação, anexei meu atestado e aguardei”, contou.
Como solicitar o auxílio ansiedade INSS
- Acesse o Meu INSS (site ou aplicativo);
- Clique em “Pedir benefício por incapacidade”;
- Escolha o tipo de perícia e siga as orientações;
- Informe seus dados;
- Anexe o atestado médico e documentos complementares que comprovem a incapacidade.
Os documentos são analisados pela Perícia Médica Federal, que define o tempo de duração do benefício. Caso necessário, o segurado pode solicitar a prorrogação.