Muitas pessoas tem medo de baratas, porque além de ser um inseto indesejado, elas representam riscos à saúde. As espécies mais comuns no Brasil são a Periplaneta americana, maior e marrom-avermelhada, encontrada em esgotos e áreas úmidas, e a Blattella germanica, menor e marrom clara, frequentemente encontrada em cozinhas e conhecida como paulistinha.
Saiba quais os 7 tipos de doenças que as baratas podem transmitir: a Periplaneta americana frequenta ambientes contaminados
LEIA TAMBÉM:
- Funcionário da Caixa é preso por suspeita de fraude
- NA BR-116: Motorista morre em acidente entre dois carros
- Esposa se confunde em carro automático e mata marido atropelado
Os artrópodes podem carregar mais de um milhão de bactérias no corpo e transmitir diversos agentes causadores de doenças graves. De acordo com Rodrigo Gurgel, professor de Parasitologia e Entomologia Médica da Universidade de Brasília (UnB) a Periplaneta americana apresenta grande transmissão de doenças por frequentar mais ambientes contaminados e ter alta carga bacteriana no intestino.
Esses insetos entram em contato com agentes patogênicos ao circular por lixo, esgoto, fezes e resíduos hospitalares. Bactérias, vírus, fungos, protozoários e ovos de vermes aderem ao corpo do inseto ou são ingeridos e eliminados nas fezes ou regurgitados durante a alimentação, contaminando alimentos e superfícies.