O Brasil, um dos maiores mercados de cerveja do mundo e vive o avanço acelerado das versões sem álcool e zero álcool. Embora muitos pensem que basta conferir o rótulo, há uma diferença importante entre essas duas versões.
De acordo com o Ministério da Agricultura, a cerveja sem álcool pode ter até 0,5% de álcool em volume. Já a versão zero álcool é mais restrita, com limite máximo de 0,05%.
LEIA MAIS:
- Mulher morre após erro de transfusão de sangue em hospital
- Mulher é morta pelo companheiro após discussão; Filhas presenciaram o crime
- Corpo é encontrado no Rio dos Sinos
Qual a diferença entre cerveja sem álcool e cerveja zero álcool? O Brasil está no top 3 mundial no consumo de cerveja, da China e Estados Unidos
Pode parecer um detalhe, mas a diferença é relevante em situações como a gestação ou para pessoas em tratamento contra o alcoolismo.
Como essas cervejas são feitas?
A produção de cervejas sem álcool envolve processos tecnológicos avançados. Entre eles estão a fermentação interrompida, que limita a ação das leveduras e reduz a geração de álcool, e a destilação a vácuo, que remove quase todo o teor alcoólico sem comprometer sabor, espuma e aroma.
Mesmo com teor alcoólico muito baixo, médicos alertam que não há dose totalmente segura. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que qualquer consumo representa risco, especialmente para gestantes, lactantes e pessoas em recuperação do alcoolismo.
O Brasil está no top 3 mundial no consumo de cerveja, ficando apenas atrás da China e Estados Unidos. Só em 2024, a produção de versões sem álcool ultrapassou 757 milhões de litros, o que representa um crescimento de mais de 500% em um único ano.