O trecho da BR-116 em São Leopoldo, que ficou conhecido como “novo trecho da morte” após registrar nove mortes somente em 2025, começará a receber melhorias nos próximos dias. A decisão foi anunciada após reunião realizada na última quinta-feira (21) entre o prefeito Heliomar Franco e o superintendente regional do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro.
O encontro, que também contou com a presença do engenheiro do DNIT, Delmar Pelegrini, teve como principal pauta os recentes acidentes fatais no local, principalmente entre os quilômetros 247 e 248, onde ocorreram cinco mortes em apenas uma semana.
Medidas anunciadas para a BR-116 em São Leopoldo
Segundo o prefeito, os primeiros encaminhamentos já foram definidos:
- Remarcação da pista e reforço da pintura;
- Ajustes no traçado da via;
- Estudos técnicos para possível instalação de redutores de velocidade.
“Nos preocupou muito, nos últimos dias, o aumento do número de acidentes na rodovia”, destacou o prefeito ao portal O Dudu News.
LEIA MAIS:
- Dívidas em Canoas: mais de 148 mil moradores estão inadimplentes
- Consulte seu CPF e saiba se você ainda tem direito a Pix de R$ 2 mil no Caixa Tem
- Governo divulga calendário de Bolsa Família de setembro
Obras devem iniciar imediatamente
De acordo com o DNIT, os serviços de melhoria estavam previstos para começar na última sexta-feira (22), entre o km 245 e o km 254. Porém, até o fechamento da matéria, às 8h23, os trabalhos ainda não haviam sido iniciados.
Durante o andamento das obras, o tráfego deve ocorrer em meia pista, com previsão de interdições parciais entre 8h e 17h. Os serviços devem se estender durante toda esta semana.
Segurança no trânsito em alerta
O DNIT reforça a importância de os motoristas respeitarem os limites de velocidade e redobrarem a atenção no trecho da BR-116 em São Leopoldo, já que a rodovia é uma das mais movimentadas do Rio Grande do Sul e concentra alto índice de acidentes.