A empresa colgate foi condenada a pagar R$ 500 mil por propaganda enganosa. A decisão foi proferida pela 11ª Câmara de Direito Privado e reformou a sentença de primeira instância, que havia rejeitado o pedido.
A Colgate se tornou alvo de uma ação civil pública movida pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio. Conforme presa teria induzido consumidores ao erro ao prometer “proteção completa por 12 horas, mesmo após comer ou beber”.
LEIA MAIS:
- Comer de madrugada faz mal?
- Estudantes já podem sacar incentivo do Governo via Caixa Tem
- Homem é preso por fingir ter câncer e aplicar golpes
Colgate é condenada a pagar R$ 500 mil por propaganda enganosa: A Colgate ainda tem a possibilidade de recorrer da decisão
Os autores da ação afirmam que a mensagem sugeria que a escovação após as refeições seria dispensável. O acórdão revelou que os desembargadores concluíram de forma unânime que a publicidade da Colgate sobre a eficácia do creme dental não correspondia à realidade.
De acordo com os magistrados, a campanha violava o direito à informação clara e adequada, garantido pelo Código de Defesa do Consumidor. A Colgate ainda tem a possibilidade de recorrer da decisão.