O fígado é um dos órgãos mais fascinantes do corpo humano, capaz até de se regenerar. Mas essa força tem limites. Pesquisas recentes mostram que, mesmo para quem exagera no consumo de álcool, é possível reduzir significativamente o risco de doenças graves com mudanças simples no estilo de vida.
De acordo com o estudo, pessoas que bebem em excesso, mas adotam hábitos saudáveis, podem ter até 86% menos chance de morrer por doenças hepáticas. As duas práticas chaves são acessíveis a qualquer pessoa: manter uma boa alimentação e praticar atividade física regularmente.
Saiba quais são os hábitos que ajudam a regenerar seu fígado: As mulheres correm maior risco de sofrer danos no fígado devido ao consumo de álcool
LEIA MAIS:
- PRF orienta acessos à Expointer 2025 e reforça fiscalização
- Corpo em decomposição é encontrado dentro de casa
- Canoas: avô é preso após estuprar neta de 10 anos
Sozinhos, os exercícios físicos já são capazes de reduzir em até 36% o risco de morte por doenças no fígado. Práticas simples como caminhada, corrida, dança ou musculação contribuem para que o órgão processe melhor as toxinas e, ao mesmo tempo, fortalecem o metabolismo de todo o corpo.
Um dos achados mais curiosos da pesquisa é que as mulheres correm maior risco de sofrer danos no fígado devido ao consumo de álcool. Em contrapartida, são também as que mais se beneficiam ao adotar hábitos saudáveis, com resultados ainda mais expressivos na proteção do órgão.
Outro aspecto impressionante é a incrível capacidade de regeneração do fígado: ele pode perder até 75% de sua massa e, com o tempo, se reconstruir. Essa característica rara fez com que, já na Grécia Antiga, o órgão fosse visto como o centro das emoções e até utilizado em práticas de adivinhação.