O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um pronunciamento nesta terça-feira (2) no Salão Oval, abordando uma série de temas que vão desde mudanças estratégicas militares até questões de segurança interna e rumores sobre sua saúde. O pronunciamento Trump hoje reuniu jornalistas e autoridades, incluindo o vice-presidente JD Vance e o secretário de Defesa Pete Hegseth.
Confira todo pronunciamento de Trump hoje: Comando Espacial dos EUA será transferido para o Alabama
Entre os principais anúncios, Trump confirmou que o Comando Espacial dos Estados Unidos deixará o Colorado e terá sua nova sede em Huntsville, Alabama.
“De agora em diante, será conhecida para sempre como Rocket City”, disse o presidente, ao lado de senadores do Alabama. A decisão reverte a medida do então presidente Joe Biden, que em 2023 havia definido Colorado Springs como a sede oficial.
Trump destacou que espera que a nova base permaneça no Alabama por “centenas de anos”.
Ação contra barco da Venezuela

Outro ponto abordado no pronunciamento de Trump hoje foi a confirmação de que militares americanos teriam disparado contra um barco vindo da Venezuela, que estaria carregado com drogas.
LEIA MAIS:
- Entregador entra em coma após receber ácido na veia durante hemodiálise
- Criminosos usam sites falsos do Gov.br para enganar vítimas
- Veja qual a marca de Whey Protein para cães e gatos
“Temos muita droga entrando em nosso país, e nós simplesmente… elas vieram da Venezuela, em grande quantidade. Então, nós tiramos tudo, e vocês verão isso depois desta reunião”, afirmou Trump.
Rumores sobre sua saúde
O presidente também respondeu a perguntas sobre boatos que circularam nas redes sociais durante o fim de semana, sugerindo que ele teria morrido após alguns dias sem aparições públicas.
Trump minimizou os rumores, afirmando que estava “muito ativo” e que apenas aproveitou o feriado prolongado do Dia do Trabalho.
Possível envio da Guarda Nacional para Chicago
Trump foi questionado sobre a violência em Chicago e confirmou que estuda enviar tropas da Guarda Nacional para a cidade.
“Bem, vamos entrar. Eu tenho uma obrigação, isso não é uma questão política”, disse, sem dar detalhes sobre a data da operação.
Recurso na Suprema Corte contra tarifas
Por fim, o presidente voltou a criticar um tribunal federal de apelações que considerou ilegais algumas de suas tarifas. Segundo ele, a decisão “custaria bilhões de dólares ao país”. Trump afirmou que recorrerá à Suprema Corte para tentar reverter o caso rapidamente.