19.3 C
Canoas
12 de setembro de 2025

Bolsonaro foi condenado? Moraes vota nesta terça

Bolsonaro foi condenado? O STF analisa se o ex-presidente cometeu tentativa de golpe de Estado. Veja detalhes do voto de Moraes

O ex-presidente Jair Bolsonaro pode se tornar o primeiro da história do Brasil a ser condenado por tentativa de golpe de Estado. O voto do ministro Alexandre de Moraes detalhou atos executórios e a atuação de aliados próximos.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), iniciou nesta terça-feira (9) a votação sobre a ação penal que envolve Jair Bolsonaro e mais sete ex-auxiliares do governo. A acusação principal é tentativa de golpe de Estado para manter Bolsonaro no poder após a derrota eleitoral de 2022.

Moraes destacou que, mesmo sem consumação do golpe, os atos executórios já configuram crime. Segundo ele, “ninguém nunca na história viu golpista que deu certo se colocar no banco dos réus”. O voto durou cerca de cinco horas e detalhou provas como discursos públicos e anotações dos réus desde 2021.

Bolsonaro foi condenado? Moraes vota nesta terça: próximos passos

A Primeira Turma do STF seguirá o julgamento nos próximos dias, com sessões previstas para 10, 11 e 12 de setembro. Além de Bolsonaro, respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e deterioração de patrimônio tombado os ex-ministros Augusto Heleno, Anderson Torres, Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto, além do ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem e do ex-ajudante de ordens Mauro Cid.

LEIA MAIS:

O julgamento histórico mantém a atenção da sociedade, levantando debates sobre democracia, legalidade e responsabilidades de líderes políticos. O resultado pode marcar um precedente no país sobre a responsabilização de ex-presidentes por ações golpistas.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS