O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou na última quinta-feira (11) a condenação de Jair Bolsonaro pelo STF e criticou duramente a decisão da Primeira Turma.
Ao deixar a Casa Branca, Trump afirmou que a sentença é “muito ruim para o Brasil” e classificou Bolsonaro como “um líder exemplar”.
“Eu assisti ao julgamento, conheço-o muito bem. Como líder estrangeiro, achei que ele foi um bom presidente. É muito surpreendente que isso pudesse acontecer. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de forma alguma. Ele foi um bom homem, e não vejo isso acontecendo”, disse Trump.
O julgamento do STF terminou em 4 a 1 pela condenação de Bolsonaro, com voto decisivo da ministra Cármen Lúcia. O ministro Luiz Fux foi o único a votar pela absolvição.
LEIA MAIS:
- Polícia do RS investiga crimes sexuais em famoso jogo de celular
- Após condenação, Bolsonaro vai ser mesmo preso?
- Governo Federal cria carteira nacional docente para professores conseguirem benefícios
Trump já havia classificado o processo como uma “caça às bruxas” e comparou o caso brasileiro às ações judiciais que enfrentou nos EUA. Em julho, o governo norte-americano aplicou sanções a ministros do STF e elevou tarifas sobre produtos brasileiros, ampliando a pressão diplomática e econômica sobre o Brasil.