A maçã é uma das frutas mais consumidas do mundo, todos os anos, são produzidas quase 100 milhões de toneladas globalmente. Com diferentes cores, sabores e nutrientes, ela conquistou fama não apenas pelo sabor, mas também pelos inúmeros benefícios para a saúde.
A expressão popular em inglês “an apple a day keeps the doctor away” (uma maçã por dia mantém o médico longe) surgiu de um provérbio galês escrito em 1866, reforçando o valor da fruta para a saúde preventiva.
LEIA MAIS:
- Caso da mala em Porto Alegre: suspeito manteve corpo em geladeira antes de descartar restos pela cidade
- Por que o Carrefour está fechando os supermercados Nacional no RS?
- Saiba como proteger sua conta do Caixa Tem contra golpes
Maçã é rica em nutrientes e antioxidantes
As maçãs são ricas em fitoquímicos, como os flavonóis, que ajudam na manutenção do peso e na redução do risco de doenças cardíacas.
Entre os polifenóis presentes na fruta, destacam-se:
Antocianinas: responsáveis pela cor vermelha da casca e associadas à melhora da saúde do coração.
Floridzina: ajuda no controle da glicose no sangue.
Pectina: fibra que reduz o colesterol LDL (“colesterol ruim”) e auxilia no controle dos níveis de açúcar e gordura absorvidos pelo organismo.
Em 2017, uma análise de cinco estudos mostrou que o consumo regular de maçãs está associado a uma redução de 18% no risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Em 2022, uma revisão de 18 estudos concluiu que o consumo diário de maçãs ou suco de maçã ajuda a reduzir o colesterol, especialmente quando mantido por mais de uma semana. Dietas equilibradas que incluem maçãs e outras frutas podem reduzir em até 40% o risco de desenvolver certos tipos de câncer, graças aos fitoquímicos com ação antioxidante.
De acordo com a professora Flavia Guzzo, da Universidade de Verona (Itália), os polifenóis presentes na maçã atuam como poderosos antioxidantes, combatendo o excesso de radicais livres, moléculas altamente reativas que podem causar danos celulares e favorecer o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças crônicas.
Rica em fibras, vitaminas e antioxidantes, a maçã é um alimento funcional que contribui para a saúde do coração, ajuda a controlar o colesterol e o açúcar no sangue, além de reduzir o risco de diabetes e câncer.
Incluir a fruta por dia na alimentação é uma maneira simples e eficaz de investir em mais saúde e qualidade de vida.