25.2 C
Canoas
18 de setembro de 2025

Pensão por Morte: Guia Completo sobre quem tem direito e como solicitar o benefício do INSS

Saiba quem tem direito à Pensão por Morte do INSS e como dar entrada no pedido. Guia prático com documentos necessários e passo a passo

A Pensão por Morte é um dos benefícios mais importantes da Previdência Social, mas gera muitas dúvidas. O benefício é um valor pago mensalmente pelo INSS aos dependentes de um segurado falecido, seja ele aposentado ou não, desde que estivesse contribuindo para o INSS na data do óbito. Entender quem pode receber e qual o processo para solicitar o benefício é muito importante para garantir esse direito.

Quem tem direito à Pensão por Morte?

O benefício não é concedido a qualquer pessoa, mas sim a dependentes que são divididos em três classes. A existência de dependentes em uma classe exclui o direito de receber o benefício para as classes seguintes.

  1. Classe 1: Cônjuge, companheiro(a) em união estável, e filhos não emancipados, de qualquer condição, menores de 21 anos ou inválidos.
    • A dependência econômica é presumida. Ou seja, não é preciso comprovar que dependiam financeiramente do falecido.
  2. Classe 2: Os pais.
    • É preciso comprovar a dependência econômica em relação ao filho(a) falecido.
  3. Classe 3: Irmãos não emancipados, menores de 21 anos ou inválidos.
    • Também é necessário comprovar a dependência econômica do irmão(a) falecido.

É importante ressaltar que para as Classes 2 e 3, a comprovação da dependência financeira é obrigatória para ter o direito ao benefício.

Como dar entrada no pedido da Pensão por Morte?

O processo para dar entrada no pedido da Pensão por Morte ficou mais fácil e pode ser feito de forma totalmente online. Siga o passo a passo:

  1. Acesse o portal ou aplicativo Meu INSS: Faça o login com sua conta Gov.br.
  2. Clique em “Novo Pedido”: Na tela inicial, procure por essa opção.
  3. Procure por “Pensão por Morte”: Digite o nome do benefício na barra de busca e selecione a opção que aparecer.
  4. Preencha os dados e anexe a documentação: O sistema irá guiar você pedindo as informações e documentos necessários.

Documentos necessários:

  • Documento de identificação (RG ou CNH) do dependente e do falecido.
  • CPF do dependente e do falecido.
  • Certidão de óbito do segurado.
  • Documentos que comprovem a relação de dependência (como certidão de casamento, certidão de nascimento dos filhos, ou outros documentos que demonstrem a união estável ou dependência).

Após o envio, o processo será analisado pelo INSS. Você poderá acompanhar o andamento do pedido diretamente pelo Meu INSS.

LEIA MAIS:

Qual o valor e a duração do benefício?

O valor da Pensão por Morte é 50% do valor da aposentadoria do falecido, somado a 10% para cada dependente, até o limite de 100%. A duração varia de acordo com a idade e o tipo de dependente. Para cônjuges, por exemplo, a pensão pode ser vitalícia (para dependentes mais velhos) ou por um período de tempo, dependendo da idade no momento do óbito.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS