15.4 C
Canoas
22 de setembro de 2025

“Amém:” Famosa marca “celestial” é comprada pela Coca-Cola

Você sabia que a Coca-Cola comprou uma famosa marca brasileira de refrigerante? Descubra a história por trás dessa tradição.

A Coca-Cola é conhecida mundialmente por sua tradicional bebida, mas também é dona de diversas outras marcas de refrigerantes, sucos e energéticos. Entre essas aquisições está o Guaraná Jesus, uma famosa marca criada no Maranhão e que conquistou gerações de consumidores com seu sabor único e seu visual cor-de-rosa.

A origem da famosa marca Guaraná Jesus

O Guaraná Jesus foi desenvolvido em 1927 pelo farmacêutico maranhense Jesus Norberto Gomes, em São Luís. No início, a fórmula do refrigerante era amarga, bem diferente do sabor doce que se tornou símbolo da marca. Com o tempo, o criador aprimorou a receita até chegar ao gosto que conquistou o Nordeste e se transformou em uma tradição regional.

Quando a Coca-Cola comprou a famosa marca?

Após a morte do criador, em 1963, a família Gomes ficou responsável pela fórmula do refrigerante. Em 1980, os herdeiros venderam a marca para a Companhia Maranhense de Refrigerantes, franqueada da Coca-Cola Brasil.

Em 2001, a própria Coca-Cola adquiriu os direitos do Guaraná Jesus, incorporando de vez a famosa marca ao seu portfólio de bebidas no Brasil.

Identidade visual preservada

De acordo com a revista PEGM, a Coca-Cola se comprometeu a manter as características originais do refrigerante maranhense. Isso incluiu preservar o nome “Jesus”, baseado na assinatura do criador, além do rótulo colorido e o sabor doce que se tornou marca registrada.

LEIA MAIS:

Em 2008, a empresa lançou uma campanha para modernizar a identidade visual. Três opções de rótulos foram apresentadas à população, que escolheu o atual design inspirado nos azulejos coloniais de São Luís.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS