A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou na última terça-feira (23), a apreensão de todos os lotes do Café Torrado e Moído Extraforte e Tradicional da marca Câmara, de empresa de origem desconhecida. Além da retirada do mercado, o órgão proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso do produto.
A decisão foi tomada após uma portaria da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do Rio de Janeiro confirmar que a origem do café é desconhecida.
Anvisa proíbe marca de café por conter vidros: corpo estranho é qualquer material não previsto na legislação que aparece em alimentos ou produtos de consumo
As embalagens informavam que a fabricação seria realizada pelas empresas Sociedade Abast do Com e da Ind de Panif Sacipan S/A e Lam Fonseca Produtos Alimentos Ltda., que não estão regularizadas.
Além disso, um laudo do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen/RJ) identificou fragmentos semelhantes a vidro no lote 160229 do produto. Com isso, todos os lotes e unidades do Café Câmara foram proibidos.
Suplementos da Axis Nutrition também foram suspensos
Na mesma data, a Anvisa determinou o recolhimento de todos os alimentos e suplementos alimentares da empresa Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda.
LEIA MAIS:
- Carrefour faz liquidação para limpar estoque de supermercado no Rio Grande do Sul
- Mulher mata mãe após discussão por causa de festa de 15 anos da filha
- Fiscalização apreende quase 1 tonelada de alimentos impróprios para consumo
A inspeção sanitária, realizada entre 15 e 17 de setembro, constatou falhas graves nas boas práticas de fabricação. Entre as irregularidades encontradas estão:
Whey Isomix Definition da marca Proteus também foi alvo da Anvisa.
A Anvisa determinou ainda a apreensão de todos os lotes do Whey Isomix Definition da marca Proteus, que está proibido de ser fabricado, importado, distribuído, comercializado, divulgado ou usado.
A medida foi adotada após a empresa Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda., verdadeira responsável pela marca Proteus, informar que a produção do suplemento foi interrompida no início de 2024. A empresa também declarou não ter nenhuma relação com a Nutrimix A. Suplementos SLU, citada em algumas embalagens que ainda circulam no mercado.
- O que é considerado corpo estranho pela Anvisa?
De acordo com a Anvisa, corpo estranho é qualquer material não previsto na legislação que aparece em alimentos ou produtos de consumo.
Como o consumidor deve agir?
A Anvisa orienta que, caso um consumidor encontre corpos estranhos em alimentos ou produtos, deve:
Notificar o fabricante, informando o lote e o local de compra e acionar a Vigilância Sanitária local, para que sejam adotadas medidas de fiscalização.