Foi aberta nesta quarta-feira (1°) a 40ª Feira do Livro de Canoas. A cerminonia de abertura aconteceu no Auditório Sady Schiwitz (Rua Quinze de Janeiro, 11, Centro). A Feira seguirá aberta até o dia 11 de outubro e vai contar com diversas atrações gratuitas em diferentes locais da cidade, como: a Praça da Emancipação, a Biblioteca Pública João Palma da Silva e a Sala Multiuso da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT).
No primeiro dia de atividades, o público acompanhou o encontro com a escritora e atriz Bárbara Catarina, autora do livro A Pedra que Corria, além da apresentação do grupo de dança cigana Reinos de Sara. As escolas EMEI Theodoro Bogen e Monteiro Lobato também marcaram presença nas atividades.
O homenageado da edição deste ano será o escritor Érico Veríssimo, que completaria 120 anos em 2025. Autor de clássicos como O Tempo e o Vento. A data será marcada por uma série de homenagens, incluindo exposições, lançamentos de novas edições de suas obras e atividades culturais em diversas cidades, entre elas sua terra natal, Cruz Alta.
Já o Patrono da 40ª Feira do Livro de Canoas é o escritor Chico Neto (Valmor Quadros). Quadros é Formado em Letras, Português e Literatura pela Universidade La Salle. Professor de Português e Literatura- Palestrante sobre literatura além de associado à Casa do Poeta de Canoas.
Autor de cinco livros publicados: Cenas do Cotidiano , Férias de Verão, Características de Uma Época, A Fantástica Aventura da Formiguinha Formigulina, As aventuras de Lucas e teve participação na Coletânea “Canoas 80 Anos”.
Incentivo à leitura desde a infância
Além, disso a Secretaria de Educação está disponibilizando bônus livro, no valor de R$ 60,00 para que os alunos da rede municipal possam visitar a Feira e adquirir um livro.
No total serão 3340 bônus divididos para as 82 Escolas municipais (infantis e fundamentais) totalizando um investimento de R$ 200 mil. Entende-se que incentivar a leitura é parte fundamental do processo ensino aprendizagem.
A iniciativa é da Prefeitura de Canoas, por meio das Secretarias de Cultura e Educação, e tem como objetivo incentivar o acesso ao livro e estimular o hábito da leitura desde cedo, aproximando as crianças e jovens do universo literário.
Cronograma da 40ª Feira do Livro de Canoas
- Exposições permanentes (1° a 11 de outubro):
- ANIMART – Pintura artística, cor, forma e vida (Biblioteca Pública João Palma da Silva – corredor de entrada)
- Modelamos o cidadão – Poemas e esculturas em cerâmica (Paço Municipal, homenagem a professores)
- Presenças literárias – Exposição temática literária (Biblioteca Pública – corredor interno)
- Alvorada – Autores locais (Sala Multiuso SMCT)
Segue o link com a programação: