O fim de semana no Rio Grande do Sul começa com sol e calor intenso, mas termina com chuva e instabilidade devido à chegada de uma frente fria associada a um ciclone extratropical, conforme previsão da MetSul Meteorologia.
Neste sábado (11), o sol predomina em todas as regiões gaúchas, com a presença de algumas nuvens ao longo do dia. Durante a tarde e à noite, o aquecimento combinado com uma área de baixa pressão vinda da Argentina deve provocar pancadas isoladas de chuva e trovoadas em pontos do interior.
LEIA MAIS:
- Soldado do Exército é encontrado morto dentro do quartel
- Empresa decreta falência e deixa 300 funcionários sem salários no RS
- Paciente acende cigarro em UPA da Região Metropolitana e causa principio de incêndio
As temperaturas sobem rapidamente e a tarde será de calor forte, com máximas acima dos 30°C em diversas cidades. O tempo firme, no entanto, não deve durar muito.
Ciclone vai trazer mudanças no tempo no RS após dias de calor:Domingo terá instabilidade e risco de chuva
No domingo (12), feriado do Dia das Crianças, poderá ser marcado por muitas nuvens e chuva em todas as regiões. A instabilidade começa ainda na madrugada em parte do estado e se espalha ao longo do dia, trazendo mudança brusca nas condições do tempo.
De acordo com a MetSul, a chuva será irregular, com volumes baixos na maioria das cidades, mas pontos isolados do Noroeste e Norte gaúcho podem registrar precipitações fortes e temporais localizados. Em contrapartida, há locais onde pouco ou nada deve chover.
Mesmo com a instabilidade, aberturas de sol podem ocorrer em alguns momentos do domingo, especialmente em áreas do Centro e Oeste do Estado. As temperaturas ficarão mais amenas, sem grandes variações ao longo do dia.
Tendência para o início da semana
Após a passagem da frente fria, o início da próxima semana deve ter temperaturas agradáveis e menor chance de chuva na maior parte do território gaúcho. A expectativa é de tempo mais firme e ensolarado a partir de segunda-feira (13), com manhãs frescas e tardes amenas.