O céu do Brasil será palco de um espetáculo natural na madrugada de 21 de outubro, quando a chuva de meteoros Oriônidas atingirá seu pico de visibilidade.
O fenômeno ocorre quando a Terra cruza os rastros deixados pelo cometa Halley, e, segundo a Nasa, será um dos mais intensos dos últimos anos, com a possibilidade de observar até 20 meteoros por hora.
A boa notícia é que a chuva de meteoros de outubro poderá ser vista em todo o território nacional. Como o evento coincide com o início da fase da Lua Nova, o céu estará mais escuro, o que torna a observação muito mais nítida e impressionante.
O pico da chuva de meteoros Oriônidas deve ocorrer entre 1h e 5h da madrugada do dia 21 de outubro. Para assistir ao fenômeno, não é necessário o uso de telescópios, basta escolher um local afastado da iluminação urbana, com horizonte aberto e céu limpo.
É importante permitir que os olhos se acostumem à escuridão por alguns minutos antes de começar a observar. Assim, será mais fácil perceber os rastros luminosos que cruzam o céu vindos da constelação de Órion, o ponto radiante das Oriônidas.
- Chapada Diamantina (Bahia)
Com baixa poluição luminosa e amplas áreas de céu aberto, a Chapada Diamantina é um dos principais destinos para observação astronômica. Montanhas e vales compõem um cenário perfeito para assistir à chuva de meteoros.
- Interior de Minas Gerais
Regiões como Serra do Cipó, Diamantina e Tiradentes oferecem clima estável e pouca iluminação artificial, garantindo ótimas condições para quem deseja observar o fenômeno a olho nu.
- Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul)
Além da beleza natural, o Pantanal possui um dos céus mais limpos do país. Em noites sem nuvens, é possível ver claramente a constelação de Órion e dezenas de meteoros cruzando o horizonte.
- Serra Catarinense (Santa Catarina)
Cidades como Urubici e São Joaquim oferecem altitude elevada e pouca poluição luminosa, tornando a serra catarinense um dos melhores pontos de observação do Sul do Brasil.
- Piauí
Com vastas áreas rurais e céu escuro, o Parque Nacional da Serra da Capivara é um excelente local no Nordeste para acompanhar o espetáculo cósmico — um dos céus mais estrelados do país.