14.9 C
Canoas
28 de outubro de 2025

Megaoperação no Rio de Janeiro deixa 64 mortos e 81 presos

Megaoperação no Rio de Janeiro deixa 64 mortos no Complexo do Alemão; ação visa desarticular o Comando Vermelho e prender líderes da facção.

Uma megaoperação da Polícia do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão deixou pelo menos 64 mortos, entre criminosos e policiais, segundo informações das forças de segurança do estado. Entre as vítimas estão 60 integrantes de facções criminosas, dois policiais civis e dois policiais militares do BOPE.

(Foto: AFP via Getty Images)

Segundo o governo do Rio, trata-se da maior operação da história do estado.

Megaoperação no Rio de Janeiro deixa 64 mortos e marca ação histórica no Complexo do Alemão: objetivo da Operação Contenção

(Foto: reprodução)

A ação, chamada Operação Contenção, tem como foco combater a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) e prender lideranças criminosas que atuam tanto no Rio quanto em outros estados do país.

(Foto: Reuters)

Foram emitidos 100 mandados de prisão, sendo 30 deles contra integrantes que estariam escondidos em outros estados, como o Pará. Até o momento, 81 pessoas já foram presas. Dois suspeitos baleados permanecem sob custódia no Hospital da Penha.

LEIA MAIS:

Vítimas e ocorrências durante a operação

(Foto: reprodução)

Durante a ação, três moradores foram atingidos por bala perdida e socorridos ao Hospital Getúlio Vargas, incluindo uma mulher atingida de raspão enquanto estava em uma academia, que já recebeu alta.

Dois policiais ficaram feridos:

  • Um policial do BOPE levou um tiro de raspão na perna em área de mata no Complexo do Alemão e foi socorrido no Hospital Central da Corporação, sem risco de morte.
  • O delegado Bernardo Leal, da DRE, também foi atingido de raspão na perna e está fora de perigo.

Prisões e apreensões

Entre os presos está um suspeito apontado como operador financeiro de Edgar Alves de Andrade, conhecido como “Doca” ou “Urso”, um dos chefes do Comando Vermelho.

A polícia também apreendeu dez fuzis, uma pistola, três celulares e nove motos durante a operação.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS