O mês de novembro de 2025 terá três feriados nacionais, mas apenas um deles cai em dia útil, o que pode frustrar quem esperava por mais folgas prolongadas no fim do ano. O primeiro feriado do mês será o Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, um domingo.
Tradicionalmente, o Dia de Finados é uma data de homenagem aos mortos, quando muitas famílias visitam cemitérios, levam flores, acendem velas e participam de missas em memória dos entes queridos. No dia anterior, 1º de novembro, a Igreja Católica celebra o Dia de Todos os Santos, o que reforça o significado religioso do início do mês.
Quantos feriados novembro 2025 terá?
No total, novembro de 2025 conta com três feriados nacionais. São eles:
- 2 de novembro (domingo) – Finados
- 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República
- 20 de novembro (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra
Entre os feriados novembro 2025, apenas o Dia da Consciência Negra, no dia 20, cairá em um dia útil. A data é considerada feriado nacional desde 2023, e tem como objetivo lembrar a luta contra o racismo e celebrar a cultura afro-brasileira.
Vai ter feriado prolongado em novembro de 2025?
Sim, há chance de feriado prolongado no Dia da Consciência Negra, já que ele cai em uma quinta-feira. Muitos trabalhadores poderão emendar a sexta (21) e aproveitar um fim de semana prolongado. Já os feriados de Finados e da Proclamação da República caem no domingo e no sábado, respectivamente, e não gerarão folga extra.
LEIA MAIS:
O que diz a lei sobre trabalhar no feriado
De acordo com a legislação trabalhista, quem trabalhar em um feriado tem direito a receber em dobro ou compensar com folga em outro dia. A regra vale para todos os trabalhadores do setor privado, exceto em serviços essenciais, onde o trabalho pode ser exigido normalmente.
Já nos pontos facultativos, como vésperas de feriados, não há obrigatoriedade de folga no setor privado, esses benefícios costumam ser aplicados apenas para servidores públicos.
Próximos feriados nacionais de 2025
- 2 de novembro (domingo) – Finados
- 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República
- 20 de novembro (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra
- 25 de dezembro (quinta-feira) – Natal
