Em uma tarde repleta de emoção e orgulho, os alunos do Jardim 1 da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vó Nelsa, localizada no bairro Guajuviras, em Canoas (RS), lançaram um livro muito especial: uma coletânea de histórias e ilustrações criadas por eles mesmos, com base em seus próprios sentimentos.
O projeto envolveu 18 crianças com idades entre 4 e 5 anos e foi idealizado pela professora Ângela Daniela da Silva em parceria com a técnica de Educação Básica Sabrine Leite Hoerlle. A proposta surgiu da observação das emoções expressas pelos pequenos no dia a dia da sala de aula.
“Sentimos a necessidade de que eles pudessem identificar aquilo que estavam sentindo, nomear esses sentimentos e aprender a lidar com eles”, explica Sabrine.
LEIA MAIS:
- Prefeitura de Canoas adota turno único
 - Reforma Casa Brasil: Novo programa do governo começa hoje e libera crédito para reformas
 
Educação emocional desde cedo
Mais do que um exercício criativo, o projeto teve como foco o desenvolvimento da inteligência emocional das crianças — um tema cada vez mais valorizado na educação infantil.“Foi muito legal ver o encantamento e a curiosidade deles com o assunto. Trabalhar as emoções é essencial para o desenvolvimento”, destaca a professora Ângela.
Emoção também para os pais
O lançamento do livro aconteceu na sexta-feira (31), em um evento especial para as famílias. Cada criança levou para casa um exemplar da obra, eternizando esse momento único.
Maiara Pereira Rosa dos Santos, mãe da pequena Lavínia, de 5 anos, ficou emocionada com a iniciativa:“Ela estava ansiosa para vir à escola hoje. Foi uma surpresa linda para nós, pais. Minha filha ama ouvir histórias, e esse projeto foi incrível.”
Alunos de Canoas lançam livro
A diretora da EMEI Vó Nelsa, Clarice Duarte Barcellos, celebrou o impacto positivo da ação: “Estamos muito orgulhosos por proporcionar às crianças a chance de escreverem seu próprio livro. Foi um trabalho lindo, que reforçou valores como empatia e respeito.”
		
		
	
            