A formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul (RS) fez com que uma cidade da Região Metropolitana suspendesse as alas presenciais nesta sexta-feira (7). A medida atinge alunos dos turnos da tarde e da noite.
A medida foi tomada pela prefeitura de Eldorado do Sul e atinge os alunos da rede municipal e também nas escolas parceirizadas.
Conforme a Secretaria Municipal de Educação, as atividades dos turnos afetados vão ocorrer de forma remota. Os alunos vão realizar as tarefas à distância.
LEIA MAIS:
- Rio Grande do Sul deve ter volumes acima de 150 mm, alerta Inmet
- Inmet emite alerta vermelho para o Rio Grande do Sul
- Veja a rota do Ciclone extratropical que ameaça o RS e Sul do Brasil com ventos de até 120 km/h
Veja mais informações sobre a previsão de ciclone para o RS
O Rio Grande do Sul segue em alerta diante da formação de um ciclone extratropical, que deve provocar ventos intensos e temporais em várias regiões do Estado. Imagens de satélite registradas na manhã desta sexta-feira (7) (veja logo abaixo) mostram o território gaúcho coberto por nuvens carregadas e amplas áreas de instabilidade, sinalizando o avanço do sistema.
Segundo a Climatempo, o ciclone extratropical ainda está em processo de formação, mas deve estar completamente formado entre a noite desta sexta-feira (7), atuando entre as costas gaúcha e catarinense. O fenômeno é resultado da intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica, que se desloca do norte da Argentina e Paraguai em direção ao território gaúcho.
Como o ciclone se forma
O processo de formação começou entre a tarde e a noite de quinta-feira (6), quando o sistema de baixa pressão ganhou força e começou a avançar sobre o Rio Grande do Sul. À medida que atinge o litoral, o sistema se intensifica e se transforma no ciclone extratropical, que deve atingir seu pico de atuação entre o fim da noite desta sexta e o início da madrugada de sábado (8).
De acordo com as previsões, o centro do ciclone começa a se afastar do Estado no sábado (8), mas os reflexos ainda serão sentidos em grande parte do território gaúcho, com ventos fortes e volumes elevados de chuva.
Previsão do tempo no Rio Grande do Sul
A instabilidade predomina nesta sexta-feira (7), com muita nebulosidade e risco elevado de temporais. Há possibilidade de queda de granizo, rajadas acima de 100 km/h e acumulados entre 60 e 100 milímetros, podendo chegar a 150 mm na Região Central, conforme a Defesa Civil.
As áreas mais atingidas devem ser o Oeste, Serra, Região Central, Vales, Região Metropolitana e Litoral Norte. Também há alertas de tempestade na Campanha, Costa Doce, Litoral Médio e Sul do Estado.
Quando o tempo melhora
A expectativa é que no sábado (8), o ciclone extratropical atue mais afastado da costa gaúcha, diminuindo as chuvas no Oeste, nas Missões e no Noroeste, embora ainda haja muita nebulosidade. Na metade Leste, as pancadas continuam, com intensidade moderada a forte entre a manhã e a tarde.
No domingo (9), o tempo deve voltar a firmar, com sol e poucas nuvens em boa parte do Rio Grande do Sul, marcando o fim da passagem do sistema.


