O governador Eduardo Leite publicou uma nota em suas redes sociais na tarde desta sexta-feira (7) sobre a passagem de um ciclone pelo Rio Grande do Sul (RS).
De acordo com Leite, ao longo das próximas horas, um ciclone extratropical se formará sobre o Estado. Ele deverá se deslocar do Centro, para o Norte, chegando à Região Metropolitana e ao Litoral Norte entre o meio e o final da tarde.
LEIA MAIS:
- IFRS cancela aulas por causa de previsão do ciclone no RS
- Ciclone impede voo da Azul no RS
- Rio Grande do Sul deve ter volumes acima de 150 mm, alerta Inmet
Ainda, conforme Leite, o fenômeno permanecerá em atuação entre a noite de hoje e a madrugada deste sábado (8).
Os maiores riscos são meteorológicos: chuva volumosa, ventos fortes, temporais e possibilidade de granizo.
“Peço atenção especial neste período, principalmente nas regiões Central, Metropolitana, Serra, Planalto e Litoral Norte. Evitem se expor a riscos desnecessários nesses horários. Não há expectativa de grandes inundações, mas podemos ter enxurradas e alagamentos em rios e córregos menores, especialmente do Centro para o Norte do Estado”, pontua Leite.
Plano de contingência ativado, diz Leite sobre ciclone no RS
Ainda, conforme Leite, o plano de contingência do Governo do Estado foi acionado.
“Nosso Plano de Contingência está acionado e a Defesa Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, prefeituras e concessionárias estão mobilizados. Nosso foco é proteger vidas, dar rápida resposta a eventuais danos e restabelecer serviços que possam ser afetados”, comenta Leite.
Por fim, o governador reforça: “mantenham-se em segurança e evitem deslocamentos desnecessários durante a passagem do ciclone.”
