26 C
Canoas
13 de novembro de 2025

Advogado de Porto Alegre é alvo de operação e passa a usar tornozeleira eletrônica por fraudes no INSS

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (13), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que apura um esquema nacional de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS.

A ação investiga entidades que teriam cobrado valores associativos não autorizados diretamente dos benefícios de aposentados e pensionistas.

Advogado de Porto Alegre é alvo de operação e passa a usar tornozeleira eletrônica por fraudes no INSS: Onde aconteceu as apreeensões

LEIA TAMBÉM:

Ao todo, foram cumpridos 63 mandados de busca e apreensão e 10 ordens de prisão preventiva, além de outras medidas cautelares, em 15 estados e no Distrito Federal entre eles Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina. Parte das diligências ocorreu em um escritório no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

O advogado recebeu tornozeleira eletrônica, conforme mandado 6.180/2025, petição 14.788/STF. O dispositivo foi instalado na 10ª Delegacia Penitenciária Regional.

Segundo a PF, o objetivo é dar continuidade às investigações sobre os descontos não autorizados, revelados após denúncias de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O esquema criminoso teria começado em 2019 e foi descoberto no início de 2024.

Os investigados podem responder por inserção de dados falsos em sistemas públicos, organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de ocultação e dilapidação de patrimônio.

De acordo com estimativas da Controladoria-Geral da União (CGU), as entidades envolvidas teriam descontado mais de R$ 6 bilhões de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.

A Polícia Federal reforçou que o Governo Federal vem intensificando ações para coibir fraudes em benefícios previdenciários e garantir maior proteção aos segurados do INSS.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
Estudante de jornalismo, o pelotense Matheus Ferreira escreve notícias sobre economia, segurança, cotidiano e saúde.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS